quinta-feira, 30 de agosto de 2007

CIDADÃO DO MUNDO

A convocatória, feita hoje pelo seleccionador Luiz Filipe Scolari, para os próximos encontros da selecção nacional, está a gerar enorme polémica e controvérsia na sociedade portuguesa.
Tudo devido ao facto do jogador Pepe (ex-FC Porto, actualmente no Real Madrid) ter sido contemplado na chamada do seleccionador.

Pepe, perante a lei portuguesa, é já português como eu e os restantes 9.999.999 portugueses.
Os seus direitos e deveres, como cidadão português, são, igualmente os mesmos que os meus e do resto da massa lusitana, exceptuando-se uma hipotética candidatura à Presidência da República.
Adquire estatuto de dupla-nacionalidade (brasileira e portuguesa) e, assim, poderá circular livremente na Europa (segundo os seus interesses profissionais).

Ora bem, penso que estas atribuições da nacionalidade por secretaria são algo ridículo, passo a expressão. Não aceito que alguém se torne de outra nacionalidade. Isto é mesmo ridículo!
Ser português, brasileiro, americano, inglês ou do Turquemenistão não é algo que se possa adquirir numa loja de conveniência…na verdade, até se pode pois a conveniência está lá toda!!!

Mas como é que será possível alguém,que nasceu numa cultura e no seio de uma identidade, de uma educação específica pode, por truques de secretaria, adquirir outra nacionalidade?
Muitos poderão chamar-me xenófobo por ter este discurso mas já irei comprovar que xenofobia não faz aqui qualquer tipo de sentido…
Pepe veio hoje para os jornais dizer que já sabe cantar o hino nacional.

Parabéns, já sabe mais que muitos portugueses verdadeiros…

Mas agora há que lhe perguntar o seguinte ( a ele e a muitos outros que por aí andam): sente-se mesmo português? Sabe o que é ser português (ou de outra nacionalidade)?
Será que ter uma relação conjugal com uma pessoa portuguesa lhe dará o direito de agregar outra nacionalidade?
Pepe será sempre brasileiro: a sua cultura, as suas raízes e as suas directrizes, por mais que ele não queira, estarão sempre ali!!!!
E agora a pergunta que eu faço é a seguinte: porque é que, então, se hoje em dia podemos ter outra nacionalidade, qual é que é a razão dos países? As pessoas é que fazem os países…
Porque que é que um brasileiro ou um africano, para poder trabalhar legitimamente num país europeu tem, obrigatoriamente, de ser reconhecido como europeu...
Penso que isto é uma humilhação para quem o tem de fazer…se todos os dias ouvimos falar de direitos humanos e tolerância, qual é que é a lógica destas nacionalizações burocráticas? Que mal tem um africano ou sul-americano ser apenas e só da terra que o fez nascer e poder trabalhar honrosamente noutra terra?
Porque não ser cidadãos do mundo e deixarmo-nos destas hipocrisias?

INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÓNIA?

Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos o actual Ministro da Educação CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros).

Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr. Cristovam Buarque:

"De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro... O petróleo é tão importante para o bem estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser Internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo.

O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar que esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa!"


Discurso do Ministro Brasileiro de Educação nos EUA (censurado)
Data: Seg, 21 Mar 2005 /19:53:01

A Floresta Virgem é uma realidade em desaparecimento!!!!

2U SIMPSONS!!!!!





Mandaram-me isto...lol...os 2U "cidadãos de Springfield"!!!! O que acham????

Já agora conheçam o site onde vocês podem, também, transformar-se à imagem da família Simpson!!!!

domingo, 26 de agosto de 2007

CURIOSIDADE ... HOLANDESA

A minha recente estadia na Holanda, para além de todos aqueles highlights descritos (não todos) no post sobre esta viagem, outros highlights me chamaram a atenção...apenas e só pelo facto de ser português, falar e pensar português e, acima de tudo, imaginar em português.
Toda a gente sabe que os holandeses foram pioneiros em termos de banca e sistemas de negócios e câmbios...os bancos holandeses são sobejamente conhecidos pela sua verticalidade, rigor e desempenho...
Agora reparem nesta instituição bancária...

Pois... tal e qual como eu pensei...imaginem o hipotético dia em que uma sucursal desta instituição bancária abra em Portugal...vamos começar a assistir a:

SLOGANS COMO: "Quem quer crédito vai ao Rabo"

OU SE CAI NO LÉXICO POPULAR: "Fui ali ao Rabobank..."

terça-feira, 21 de agosto de 2007

EXISTE ALGO MAIS PARA ALÉM DE HOLLYWOOD


O cinema europeu está a atingir níveis de qualidade únicos.

Ultimamente, tenho assistido a produções alemãs, espanholas (apesar da maioria das pessoas só reconhecer o Almodôvar) e francesas que me fazem prender ao ecrã de uma maneira única.
Não quero aqui dizer mal das produções americanas pois continua-se a fazer muita coisa boa do outro lado do Atlântico.

Mas no caso europeu, não se dá primazia a um casting de actores e actrizes com boa figura e mais conhecidos pelo seu envolvimento com a imprensa cor-de-rosa de forma a garantir, à partida, uma enorme e recordista bilheteira.
Aqui os actores encabeçam a realidade mais nua e crua. A realidade que é a nossa...sem olhar a caracterizações transformistas, de forma a embelezar o elenco e torná-lo mais apetecível.
Aqui, o actor vive a personagem...uma personagem que quase não o chega a ser tal é a forma como a acção se desenrola.


O filme de hoje é um filme alemão realizado por Florian Henckel von Donnersmarck: Das Leben der Anderen (A vida dos outros).

Posso dizer que é do melhor que eu tenho visto em cinema: o tema é interessantíssimo (quem viu Goodbye Lenine sabe o que eu falo), o elenco excelente e prende-nos à televisão durante mais de duas horas, tal é o enredo (embora de grande simplicidade mas vibrante mesmo).

Aconselho vivamente para quem gosta de cinema pela arte de representar e de nos fazer pensar e não apenas pela demonstração de investimento financeiro hollywoodesco.


CINCO *****

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O NÍVEL DE CIVISMO DE UMA POPULAÇÃO MEDE-SE PELA ALTURA DAS LOMBAS NA ESTRADA

Actualmente, uma das muitas polémicas que assolam Portugal tem a ver com os radares colocados nas principais artérias rodoviárias de Lisboa.
Muitos interrogam-se porquê, muitos mais ainda acham que é mais uma forma de caçar multas por parte da administração interna mas ainda a maioria esmagadora considera que limitar a velocidade dos veículos a 50 km/hora é um exagero que não faz sentido.
Em relação a esta matéria, e tendo já sofrido na pele os excessos da barbaridade ao volante por parte de terceiros, costumo dizer que o grau de civismo da população de um país mede-se pela altura das lombas na estrada (a título de exemplo,passem na avenida de Ceuta, Alcântara,Lx).



Não quero aqui ilibar o governo (ou quaisquer responsáveis pelo planeamento rodoviário) de segundas intenções. Mas penso que, andando todos os dias de carro e tendo já percorrido todas as principais zonas urbanas do país e tendo como ponto de comparação a realidade noutros países, esta medida é acima de tudo uma forma de impor (pela lei da força pois só assim é que realmente este povo aprende) algum civismo para tentar minimizar esta selvajaria que todos os dias vemos e tememos.
A diferença entre o português e os animais é que um cão, ao pôr o focinho pela 1ª vez numa tomada de electricidade, não volta a fazer o mesmo pois fica a saber que ali pode magoar-se. O português,por sua vez, sabe que o carro/mota é uma máquina que, se não for devidamente respeitada, poderá matar a si e ao próximo…mas continua e continua…e as campanhas de prevenção saem à rua…e as notícias noticiam a taxa de sinistralidade crescente…por mais operações que os senhores agentes da GNR/BT façam por esta altura ou outras quadras mais festivas.


Tendemos a acreditar nas considerações dos fabricantes que apontam a eficaz segurança dos veículos…acreditamos que o mal só aos outros acontece…mas eu (e quem me conhece sabe o quão cuidadoso eu sou a conduzir há 13 anos) já senti na pele a estupidez das pessoas ao volante!!!
Apoio incondicionalmente os radares…e mais: deviam estar em todas as ruas de todas as zonas pois só assim é que, infelizmente, metemos na cabeça que conduzir é um acto sério e que exige responsabilidade!!!!
E por isso, não se queixem: só são multados se quiserem…

Se a razão do protesto é o exagero na limitação que leva a que a demora seja maior, acordem mais cedo e mais cedo saiam de casa…


terça-feira, 14 de agosto de 2007

O APITO ESTORRICADO

Vou hoje reflectir sobre a coisa mais importante neste país: futebol.
Ora bem, analisando a fundo, este artigo não vai incidir sobre o futebol em si: o jogo jogado, jogadores e treinadores…a festa que a todos faz vibrar.

Não.
Venho aqui tecer algumas linhas sobre um assunto que continua (ad eternum) a alimentar os media e a opinião pública; um “Apito Dourado” que de tão Dourado já estorricou…ninguém ainda ouviu esse apito mas toda a gente fala dele…talvez seja um daqueles apitos utilizados pelos caçadores que só os cães ouvem…
Os cães…sem desprimor para o “melhor amigo do homem”…mas estes cães que funcionam ao som do apito estorricado são cães raivosos, que se babam, que ladram e agridem o próximo e, segundo a legislação portuguesa que regulariza a Veterinária, esses animais, uma vez diagnosticada a Raiva, deveriam ser abatidos.


Realmente, desde que vejo futebol, a figura de Jorge Nuno Pinto da Costa (JNPC) gerou sempre enorme polémica; paixões e ódios fundamentadas por (infelizes) gritos de guerra secessionistas, fazendo lembrar autênticas purgas ideológicas e de manipulação de consciências propícias ao deflagrar de uma guerra fria entre o Norte e o Sul portugueses.
JNPC foi e é, ao longo destes últimos 25 anos, a cara do futebol português…para o bem e para o mal.
O FCP tornou-se um clube poderoso, vencedor (prova-se pelo palmarés alcançado no mesmo período de tempo) e símbolo de uma região…solúvel de se estender a nível nacional e temido internacionalmente…
Durante este período, JNPC ganhou tudo o que era permitido ganhar…o vício e o hábito da vitória tingiram de fibra ganhadora este homem, gerando nos clubes do Sul (utilizando taxionomia própria) um dos 7 pecados capitais: a inveja…
A imagem do FCP é a imagem de JNPC: goste-se ou não, este homem mereceu uma canonização, meritória do cognome “O Papa”…figura e denominador comum nestas cruzadas ideológicas que, desde há 25 anos, se fazem notar no desporto-rei português.
Pinto da Costa tornou-se no alvo a abater: é primordial, para os clubes da capital, a sua eliminação e exoneração do patamar mais alto do futebol.
De igual forma, desde miúdo que ouço falar dos métodos, “pouco ortodoxos”, utilizados pelo Papa…e ele lá vai ganhando (não só no futebol mas também nas mais variadas modalidades)…
Actualmente, o fenómeno do Apito Dourado está a atingir proporções tais que já roça a mera falta de educação, tanto daqueles que são acusados, como daqueles que acusam…
Olhemos para Luis Filipe Vieira (LFV): ganhou (pelo menos ele assim o pensa) o título de Nobre Condestável da Nação Benfiquista…entrando primeiro como director da SAD encarnada (durante o mandato de Manuel Vilarinho) e, após inaugurar o novo estádio em plena campanha eleitoral, chega a presidente iniciando de imediato uma cruzada anti-FCP/Pinto da Costa
Este senhor (que toda a gente sabe que pertencia ao florete mais chegado das amizades do presidente do FCP) tem tentado a vitória pela propaganda/informação/contra-informação.
Qual a diferença entre este senhor e o senhor Pinto da Costa?

LFV é um homem que não ganha…que tenta tapar o sol com a peneira aproveitando-se da ignorância da maior parte dos benfiquistas para lançar reptos e chavões (que ele pensa que são) de grande inteligência, de forma a manipular a opinião pública contra JNPC…Mas como diz a sabedoria popular: “os cães ladram e a caravana passa”…
Este conflito entre LFV (e pelo meio as Carolinas Arrependidas e demais aparatos ficcionais) e JNPC está a atingir proporções de ordinarice e falta de elegância que, mesmo sem querendo, vai tornar cada vez mais o futebol como uma guerra: um jogo entre o Benfica e o Porto é cada vez mais uma batalha sangrenta, fomentada por líderes que, fazendo lembrar o fascismo, apelam à superioridade de uma raça perante a outra e ao seu consequente extermínio.
Para finalizar: estes dois senhores devem ser banidos da gestão desportiva. Não quero saber quem tem ou não tem a razão pois para mim será mais uma montanha a parir um rato…só sei que estes senhores já cheiram mal…o apito já estorricou de tão dourado que ficou…
O país agradece …

SE DEUS FEZ O MUNDO, O HOLANDÊS FEZ A HOLANDA

Voltei voltei!!!
Pois é!!!
Acabaram-se as férias (pelo menos a viagem com esse intuito acabou).

Estive na Holanda. Muitos me perguntaram porquê a Holanda se o Sol lá não nos bronzeia a pele e as praias não passam de autênticos oásis?
Ora bem, eu gosto de praia como qualquer pessoa mas não tenho pachorra para estar deitado ao sol durante um dia inteiro.
Sinceramente, as praias de Portugal são para mim suficientes e, apesar de estarmos no Verão, não procuro propriamente destinos balneares nestas alturas.
Por outro lado, ir para o Brasil ou demais destinos VIP portugueses nunca estiveram nos meus planos…
As férias são para mim uma viagem…uma tentativa de me abstrair de um longo ano cansativo de trabalho…apenas procuro ver outra gente, outra forma de ver as coisas e de as viver…e foi nisso que a minha escolha incidiu: a Holanda, ou qualquer país do Norte da Europa, fascinam-me pela larga diferença em relação a Portugal. Não quero entrar apontando as óbvias diferenças, à partida, entre os dois países. Mas acima de tudo, a Holanda ganhou fama pela forma como se posicionou (e continua) na vanguarda cultural e da mentalidade europeia…
Não preciso de apontar aqui aquilo que toda a gente conhece da Holanda…há muito mais para além disso: a mentalidade, o bom gosto, a constante luta do Homem e da Natureza…Deus fez o mundo e o Holandês fez a Holanda…esta frase realmente tem um enorme alcance pelo sentido que tem: é um país plano, feito à medida de quem o quer para si, legitimando, logo, a soberania…um país que cabe 3 vezes no nosso território…que teve a sua oportunidade na tomada de posição no mundo e soube, ao contrário de outros, aproveitá-la…
Roterdão: renasceu dos escombros após os bombardeamentos alemães na GMII e tornou-se uma das mais poderosas e modernas urbs, virada para o século XXI.
Amesterdão: a Holanda que todos ouvimos falar…conserva a genuinidade de uma Golden Age em que foi senhora do comércio mundial…
Friezland: o Norte…campismo…é uma das províncias holandesas mais peculiares: a sua força e carisma fazem com que um Frízio, antes de Holandês, seja um Frízio!!!
Delft: desconhecida para a maior parte das pessoas…realmente é a minha cidade favorita…importante e simbólico espaço na vida política e cultural holandesa…terra de Johan de Vermeer (pintor do século XVII, “A Rapariga do Brinco de Pérola”)…
As pessoas: o amor pela náutica compreende-se na infinidade de canais fluviais construídos e que cruzam o tecido paisagístico do país!!!
As fotos seguem...

Frízia (Sneek) Brutal!!!! As portas da cidade- Norte da Holanda

Roterdão: cubic houses e panorâmica da cidade com o Euromast lá ao fundo


Experimentei cozinha típica holandesa e devo dizer que é muito boa...apesar dos holandeses cada vez mais gostarem de fast-food!!!!

Uma visita ao Madame Tussaud's em Amesterdão: uma das minhas personagns históricas favoritas!!!


DELT: fenomenal!!!

Amesterdão: uma visita à Casa de Anne Frank (a do diário)...filas intermináveis

Os famosos moinhos holandeses, perto de Alkmaar, a caminho de amesterdão (vindo do norte)