terça-feira, 14 de agosto de 2007

SE DEUS FEZ O MUNDO, O HOLANDÊS FEZ A HOLANDA

Voltei voltei!!!
Pois é!!!
Acabaram-se as férias (pelo menos a viagem com esse intuito acabou).

Estive na Holanda. Muitos me perguntaram porquê a Holanda se o Sol lá não nos bronzeia a pele e as praias não passam de autênticos oásis?
Ora bem, eu gosto de praia como qualquer pessoa mas não tenho pachorra para estar deitado ao sol durante um dia inteiro.
Sinceramente, as praias de Portugal são para mim suficientes e, apesar de estarmos no Verão, não procuro propriamente destinos balneares nestas alturas.
Por outro lado, ir para o Brasil ou demais destinos VIP portugueses nunca estiveram nos meus planos…
As férias são para mim uma viagem…uma tentativa de me abstrair de um longo ano cansativo de trabalho…apenas procuro ver outra gente, outra forma de ver as coisas e de as viver…e foi nisso que a minha escolha incidiu: a Holanda, ou qualquer país do Norte da Europa, fascinam-me pela larga diferença em relação a Portugal. Não quero entrar apontando as óbvias diferenças, à partida, entre os dois países. Mas acima de tudo, a Holanda ganhou fama pela forma como se posicionou (e continua) na vanguarda cultural e da mentalidade europeia…
Não preciso de apontar aqui aquilo que toda a gente conhece da Holanda…há muito mais para além disso: a mentalidade, o bom gosto, a constante luta do Homem e da Natureza…Deus fez o mundo e o Holandês fez a Holanda…esta frase realmente tem um enorme alcance pelo sentido que tem: é um país plano, feito à medida de quem o quer para si, legitimando, logo, a soberania…um país que cabe 3 vezes no nosso território…que teve a sua oportunidade na tomada de posição no mundo e soube, ao contrário de outros, aproveitá-la…
Roterdão: renasceu dos escombros após os bombardeamentos alemães na GMII e tornou-se uma das mais poderosas e modernas urbs, virada para o século XXI.
Amesterdão: a Holanda que todos ouvimos falar…conserva a genuinidade de uma Golden Age em que foi senhora do comércio mundial…
Friezland: o Norte…campismo…é uma das províncias holandesas mais peculiares: a sua força e carisma fazem com que um Frízio, antes de Holandês, seja um Frízio!!!
Delft: desconhecida para a maior parte das pessoas…realmente é a minha cidade favorita…importante e simbólico espaço na vida política e cultural holandesa…terra de Johan de Vermeer (pintor do século XVII, “A Rapariga do Brinco de Pérola”)…
As pessoas: o amor pela náutica compreende-se na infinidade de canais fluviais construídos e que cruzam o tecido paisagístico do país!!!
As fotos seguem...

Frízia (Sneek) Brutal!!!! As portas da cidade- Norte da Holanda

Roterdão: cubic houses e panorâmica da cidade com o Euromast lá ao fundo


Experimentei cozinha típica holandesa e devo dizer que é muito boa...apesar dos holandeses cada vez mais gostarem de fast-food!!!!

Uma visita ao Madame Tussaud's em Amesterdão: uma das minhas personagns históricas favoritas!!!


DELT: fenomenal!!!

Amesterdão: uma visita à Casa de Anne Frank (a do diário)...filas intermináveis

Os famosos moinhos holandeses, perto de Alkmaar, a caminho de amesterdão (vindo do norte)

3 comentários:

Luis disse...

e as coffes shops?????

Unknown disse...

ola amigo vi a tua foto e como faço fotografia gostaria se possivel de obter as coodenadas desses local .eu estou em ALKamaar neste momento e gostaria de os fotografar...obrg

Unknown disse...

estevesjoao751@gmail.com.este é o meu mail