terça-feira, 21 de agosto de 2007

EXISTE ALGO MAIS PARA ALÉM DE HOLLYWOOD


O cinema europeu está a atingir níveis de qualidade únicos.

Ultimamente, tenho assistido a produções alemãs, espanholas (apesar da maioria das pessoas só reconhecer o Almodôvar) e francesas que me fazem prender ao ecrã de uma maneira única.
Não quero aqui dizer mal das produções americanas pois continua-se a fazer muita coisa boa do outro lado do Atlântico.

Mas no caso europeu, não se dá primazia a um casting de actores e actrizes com boa figura e mais conhecidos pelo seu envolvimento com a imprensa cor-de-rosa de forma a garantir, à partida, uma enorme e recordista bilheteira.
Aqui os actores encabeçam a realidade mais nua e crua. A realidade que é a nossa...sem olhar a caracterizações transformistas, de forma a embelezar o elenco e torná-lo mais apetecível.
Aqui, o actor vive a personagem...uma personagem que quase não o chega a ser tal é a forma como a acção se desenrola.


O filme de hoje é um filme alemão realizado por Florian Henckel von Donnersmarck: Das Leben der Anderen (A vida dos outros).

Posso dizer que é do melhor que eu tenho visto em cinema: o tema é interessantíssimo (quem viu Goodbye Lenine sabe o que eu falo), o elenco excelente e prende-nos à televisão durante mais de duas horas, tal é o enredo (embora de grande simplicidade mas vibrante mesmo).

Aconselho vivamente para quem gosta de cinema pela arte de representar e de nos fazer pensar e não apenas pela demonstração de investimento financeiro hollywoodesco.


CINCO *****

1 comentário:

Anónimo disse...

oi
eu acho este site mesmo fixe eu adoro o cinema e o meu maior sonho e ser actor.foi sempre o meu maior sonho.