quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O NÍVEL DE CIVISMO DE UMA POPULAÇÃO MEDE-SE PELA ALTURA DAS LOMBAS NA ESTRADA

Actualmente, uma das muitas polémicas que assolam Portugal tem a ver com os radares colocados nas principais artérias rodoviárias de Lisboa.
Muitos interrogam-se porquê, muitos mais ainda acham que é mais uma forma de caçar multas por parte da administração interna mas ainda a maioria esmagadora considera que limitar a velocidade dos veículos a 50 km/hora é um exagero que não faz sentido.
Em relação a esta matéria, e tendo já sofrido na pele os excessos da barbaridade ao volante por parte de terceiros, costumo dizer que o grau de civismo da população de um país mede-se pela altura das lombas na estrada (a título de exemplo,passem na avenida de Ceuta, Alcântara,Lx).



Não quero aqui ilibar o governo (ou quaisquer responsáveis pelo planeamento rodoviário) de segundas intenções. Mas penso que, andando todos os dias de carro e tendo já percorrido todas as principais zonas urbanas do país e tendo como ponto de comparação a realidade noutros países, esta medida é acima de tudo uma forma de impor (pela lei da força pois só assim é que realmente este povo aprende) algum civismo para tentar minimizar esta selvajaria que todos os dias vemos e tememos.
A diferença entre o português e os animais é que um cão, ao pôr o focinho pela 1ª vez numa tomada de electricidade, não volta a fazer o mesmo pois fica a saber que ali pode magoar-se. O português,por sua vez, sabe que o carro/mota é uma máquina que, se não for devidamente respeitada, poderá matar a si e ao próximo…mas continua e continua…e as campanhas de prevenção saem à rua…e as notícias noticiam a taxa de sinistralidade crescente…por mais operações que os senhores agentes da GNR/BT façam por esta altura ou outras quadras mais festivas.


Tendemos a acreditar nas considerações dos fabricantes que apontam a eficaz segurança dos veículos…acreditamos que o mal só aos outros acontece…mas eu (e quem me conhece sabe o quão cuidadoso eu sou a conduzir há 13 anos) já senti na pele a estupidez das pessoas ao volante!!!
Apoio incondicionalmente os radares…e mais: deviam estar em todas as ruas de todas as zonas pois só assim é que, infelizmente, metemos na cabeça que conduzir é um acto sério e que exige responsabilidade!!!!
E por isso, não se queixem: só são multados se quiserem…

Se a razão do protesto é o exagero na limitação que leva a que a demora seja maior, acordem mais cedo e mais cedo saiam de casa…


2 comentários:

Luis disse...

concordo. as lombas da avenida de ceuta parecem serras.
quanto aos radares em todas as ruas, deixa-me pensar....é melhor não.

Anónimo disse...

Tantos são os campos de "tulipas" na Holanda que o aroma está entranhado na atmosfera... ;)