sábado, 12 de fevereiro de 2011

os dias do Lótus

Saúdo o povo egípcio pela forma como lutaram pelo seu objectivo. 
Manifestaram-se e sacrificaram-se. Pressionaram. Mostraram o seu descontentamento e não arredaram pé, nem abandonaram o perímetro.
Hosni Mubarak caiu. Desde 1952 que a "terra dos faraós" estava entregue aos oficiais livres, independente do protectorado britânico em vigor desde o primeiro pós-guerra.
Pelo meio, muitas crises e tensões: a nacionalização do Canal do Suez (1956), a rivalidade com Israel que, em clima de Guerra Fria, seria aproveitada tanto pela URSS, como pelos EUA e constantes choques petrolíferos...
Mais do que o principal e central país árabe, o Egipto é um exemplo milenar de civilização e cultura.
Mubarak marcou a aproximação egípcia aos EUA (após a tendência russófila de Nasser e Al Sadat), como aliança de interesses económicos recíprocos. 
Por outro lado, para satisfazer os interesses geopolíticos americanos no Médio Oriente, Mubarak admitiu uma relativa aproximação a Israel (feudo pró-americano circundado por países anti-americanistas).
Os últimos tempos de Mubarak foram controversos: decreta-se a Lei da Excepção à romana, que suspende os direitos e garantias constitucionais, para munir o governo de todos os meios para chegar a qualquer fim. O desemprego, a repressão policial, a censura... tudo foi apontado para que se legitimasse a tomada de consciência dos egípcios...
Longe dos tempos da divinização do faraó, Mubarak vê ruir a sua pirâmide do poder 30 anos após ter substituido Al Sadat como presidente da terra do Grande Rio. Ruiu frágil e sensível ao desejo de mudança do povo nilótico. É necessário repensar tudo outra vez. Este sistema presidencialista falhara...

 Se queremos mudar o mundo, teremos sempre de ser nós a iniciar essa mudança, já dizia "A Grande Alma".

P.S Em Portugal, nunca viria tal coisa a acontecer. As coisas que mudem por elas...desde que não me chateiem, concordo com tudo aquilo que me põem à boca para comer.
Enervante este "fado português"... esta "alma lusitana" que só sabe jogar à bola...

Sem comentários: