quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

música para me salvar a vida...

A notícia acerca do tão esperado lançamento do novo disco dos Radiohead apanhou-me desprevenido.
Ainda bem.
Confesso o quanto me sentia angustiado em termos musicais por já não ouvir um disco recente realmente interessante.
Apesar de ainda não ter ouvido uma canção sequer deste novíssimo "The King of Limbs", este é já o grande acontecimento do ano em matéria discográfica.
Desde o anterior (e fabuloso) In rainbows que os Radiohead fazem juz à sua aura totalmente indie
Sem editora própria, a banda de Thom Yorke despreza o cumprimento de timing, optando por todo um processo de auto-gestão da sua música e direcção artística.
Como já disse há muito tempo, esta é para mim a maior pequena banda do Universo. Fiéis a uma estética própria que, desde OK computer, serve como doutrina para tantas outras bandas,  os Radiohead representam a vertente paradigmática do anti-rock star. Se têm, ou não, esse estatuto, isso é-lhes conferido pela forma autêntica e espontânea com que trabalham. Sem pressas e sem calendários ou jogadas de marketing a rondar o perímetro.

Reafirmo o facto de ainda não ter ouvido uma única nota musical deste disco que será editado via-mp3 no próximo sábado (em formato físico, apenas em Maio). Poderei frustrar as expectativas?
Claro que sim! Afinal de contas In Rainbows é quase tão sublime como OK Computer, embora o álbum de 1997 (hoje em dia apontado como um dos maiores marcos na história recente da música) tivesse aquele carácter brand new na altura. Mesmo assim, o sucessor Kid A (2000) foi arrebatador e comovente...

Ao contrário da maior parte dos projectos, que muitas vezes fazem um óptimo disco de estreia, os Radiohead tiveram segundos álbuns que suplantaram por completo o primeiro disco Pablo Honey (de 1993) , apesar da existência de alguns temas de referência nesse disco de estreia...

Este disco "The King of  limbs", mesmo sem o ter escutado, chegar-me-á cá a casa como um novo estímulo para que eu desista de andar de costas voltadas para a música contemporânea mais recente, em que apenas um ou outro projecto merece atenção... sei que estou a ser demasiado faccioso e desonesto em termos intelectuais...

Mas um disco dos Radiohead salvar-me-á a vida neste momento...

Que venha ele!


Podem já reservá-lo aqui em mp3 ou caixinha deluxe + mp3.

1 comentário:

David disse...

Se já o compraste já lá tens o link para download. Os gajos são mesmo marados! Era Sábado e afinal foi sexta! Da parte da tarde já o ouço e já te digo algo...

grande abraço!