quinta-feira, 5 de agosto de 2010

pela costa azul...

A ideia para estas férias resumiu-se a dois/três pontos essenciais: gastar pouco dinheiro, apanhar sol e saborear uns valentes mergulhos.
Na única altura em que posso fazer férias de Verão os preços são sempre inflaccionados e por isso tenho de procurar soluções com os pézinhos bem assentes no chão. Neste caso na areia pois o que eu queria mesmo era praia, sol, calor e mar. Ou seja, limpar-me de todos os fantasmas e angústias que me atormentaram durante o ano.
Parece um discurso demasiado kafkiano mas precisava mesmo de parar: queria lá saber de museus, monumentos, gastronomias, check-ins aeroportuários... etc.
Peguei na família e no carro. Arrumámos as malas e descobri um paraíso (por tuta e meia) bem ao lado de Lisboa.

A zona da Arrábida/Tróia e Comporta fascinaram-me quando, imagine-se, assistia ao programa "Verão Total", apresentado pelo João Baião, na RTP 1(verdadeiro serviço público de qualidade). Longe do Algarve (que por esta altura do ano mais se assemelha a Lisboa num dia normal às 9 da manhã), mergulhei nas deslumbrantes praias que se encostam à Serra da Arrábida. Montei acampamento num hotel low cost em Setúbal e, dali, tinha a Arrábida, Tróia e o litoral alentejano à distância de um glimpse.

Todas estas fotos mostram a beleza natural das praias no sopé da Serra da Arrábida! E o peixinho junto ao cais em Setúbal ou um fresco vinho de Azeitão, acompanhado ao fim da tarde pelas célebres tortas da zona? Tudo isto sob vigilância do magnífico castelo de Palmela que é visível até a vista se perder , enquanto cruzamos o Sado no ferry para Tróia para nos lançarmos na areia da belíssima praia da Comporta. No regresso, paragem em Alcácer do Sal para admirarmos, de um outro prisma, as belezas naturais desta região sadina!

PONTOS NEGATIVOS: O Povão que, por estas alturas, invade as praias, sujando-as, desrespeitando aqueles que mostram alguma educação e respeito pelos outros e pelo meio ambiente. Desde sacos, papéis, plásticos, restos de comida e garrafas de todo o género, recordo aqui aquela máxima que tanto gosto de citar: "Preocupamo-nos em deixar um planeta melhor para os nossos filhos? Devemos, acima de tudo, deixar melhores filhos para o nosso planeta!"
Só para citar um exemplo tétrico: em plena praia de Galápos, um sólido intestinal de proporções colossais flutuava em rota de colisão enquanto mergulhava, inocentemente, nas cristalinas águas da Costa Azul.

Tenho por vezes vergonha da espécie à qual pertenço!

PONTO DE REFLEXÃO: depois de tudo isto, olho, por exemplo, para as praias da Costa da Caparica e comparo-as com a Comporta e Arrábida...
A pergunta que faço é esta: De quem é a responsabilidade disto? (A foto mostra as arribas fósseis na Praia da Fonte da Telha, ou não...)



2 comentários:

Marta disse...

Foste para uma zona lindíssima (e que eu conheço bem!). Troia está um deslumbre com uma água quentinha...
A Serra da Arrábida é uma dos meus locais favoritos. O litoral alentejano é fabuloso.
Sem falar da gastronomia...
Ai, ai que as nossas férias estão quase aí!!!

JPD disse...

Acreditas que ainda não tinha lá ido? Apenas uma fugaz passagem pela serra da Arrábida?!?!?!? Shame on me! Adorei, adorei e prometo lá voltar!!! A tua filhota é um show...as bochechas partem-me todo!