quarta-feira, 3 de junho de 2009

isto da paternidade...

Vivo neste momento a melhor experiência da minha vida. Digo isto com toda a veemência e volto a afirmar: é a melhor experiência da vida de uma pessoa. Se temos sucesso ou fracasso, alegrias ou tristezas, frustrações ou vitórias...nada mais interessa quando tenho este pequenito nos braços. A cerca de uma semana de cumprir o meu segundo mês no mui nobre estatuto da paternidade, aprendo e apreendo todos os dias. Infelizmente, não posso estar mais tempo do que aquele que a minha vida profissional permite. Mas por mais cansado, aborrecido, chateado ou farto que me sinta ao chegar a casa, olhar para esta coisa pequenina a desvendar diariamente uma surpresa é algo que me vai marcar para sempre.
Não penso muito à frente. Todos me perguntam: "e a escola?", " e isto...?" " e aquilo?"
Não sei. Todos me dizem que tudo passa rápido. E bem que abri a boca de espanto ao ver as fotografias de há cerca de um mês e meio!!!! Tudo é mágico e só espero estar sempre aqui com ele e partilhar com ele o que é a vida. Ensinar-lhe o que é o mundo, visto do seu ponto de vista; entender as coisas a partir dos pequenos detalhes que o iluminam e fascinam. Despertar nele a curiosidade e os valores e poder um dia olhar para ele e ter uma pessoa à minha frente.
Hoje vivi uma das maiores aventuras da minha vida! A Alex foi para uma formação no Hospital Santa Maria. Em período de amamentação, é bizarro a mãe afastar-se. Das 13h às 18.30 fiquei com o Diogo. Os dois! Só nós! Senti estranheza e medo! Ficar com um bebé à minha plena responsabilidade? Algum dia teria que ser!!!
Fomos almoçar...
De seguida fui às compras: cesto numa mão, carrinho na outra. Senti que toda a gente me observava. Afinal o puto até é giro! No carro, no meio de Lisboa, ele olhava para mim lá do seu ovinho como se dissesse "Vamo'lá ver do que és capaz, oh cromo!!". E rezava a todos os santos e deuses de todos os panteões para que não chorasse até chegar a casa! Em casa, desata a chorar: fome, sono, fralda suja ou simplesmente desconforto? A lei das probabilidades existe para isto mesmo...por exclusão de partes, lá cheguei à brilhante conclusão que ele estava cheio de fome!
Sem o peito da mãe ali presente, tratava-se de encontrar uma solução: o leite em pó adicionado em água morna! E lá tive que lhe dar o biberão à boca. Ele mandou-me bugiar: "Oh pai, eu gosto é de maminha"- comunicava-me ele com o olhar. Mas a fome era negra. E nisto, é dos 0 aos 90 anos! Quando não há cão caça-se com gato! Bebeu, bebeu e satisfez-se! Senti-me uma Senhora do Ó a aleitar o Menino Jesus!
Às 18.30, liga-me a Alex. Para a ir buscar ao metro. Vai de volta para o ovinho que "vamos buscar a mamã!".
Tudo correu bem. Safei-me e nestas coisas é necessário muito jogo de cintura. Mas acima de tudo cresci um pouco mais. É TUDO PERFEITO!

8 comentários:

Anónimo disse...

I can't hardly wait :))))))))))

Unknown disse...

Pá, não me canso de te dizer isto: PARABÉNS MUITAS VEZES, AMIGO!

Morning_Theft disse...

Também quero!!!

Congrats! :p

Su disse...

Estás lá, rapaz... é assim mesmo! Parabéns por essa criança linda! Bjs

Anónimo disse...

Quatro meses e meio e 9,200kg depois, posso dizer-te Diogo,k os pais são uns sortudos, poisnão é todos os dias k algém como nós vem ao mundo.
Tivemos o prazer de escolher os nossos pais, e não poderiamos ter escolhido melhor.

Amigo, o mundo abriu-se para nós, e diante dele, contemplamos o futuro com um sorriso e uma xuxa nos lábios.......

Um bem haja para ti Diogo.

A ti João e principalmente a ti Alex,Um enorme abraço e beijo do Finos e do Martim.

P.S. - João, a vida começou para nós no momento em k os nossos filhos nasceram.

Anónimo disse...

ohhhhhhhhh!!! =D
Todas as coisas más do ano passado compensaram este ano =)

Sandrinha disse...

Que bom João!! Que bom!

José Marau disse...

Espectáculo!!
Nice Picture caro amigo!! ;)