quinta-feira, 19 de março de 2009

tum-tssa-tum-tum-ta-tum!!!!!

É uma praga que merece ser aqui mencionada no meu cantinho da Internet. 
Não me oponho a que cada pessoa assuma os seus gostos, tendências, paixões, etc. Aliás, a diversidade é uma dádiva da inspiração humana pelo que nem todos podemos gostar do amarelo senão...o que seria do azul!?!?
Mas hoje venho aqui manifestar o quanto farto me sinto com a circulação na via pública de autorádios com carro incorporado: de certeza todos já beneficiámos da experiência empírica, ou seja, de pararmos num semáforo, numa fila de trânsito ou meramente estarmos em casa e ouvirmos um desses aparelhos (que muitos deles nos remetem para séries de sci fi fajutas ou para o saudoso carro do Automan...sim, aquele justiceiro electrizante dos 80's cujo seu veículo descrevia curvas a 90 graus,,,,) a passar...
Por muitos considerado um desporto, o Tunning conquista cada vez mais adeptos, não fosse este país uma verdadeira terra de cóbóis do volante. De encontros, festivais até manifestações, o carácter desportivo do Tunning distingue-se, no naipe dos desportos, a partir do saudável exercício de rebentar com os tímpanos do pessoal que dentro desses autorádios com rodas vibra em êxtase com tantos decibéis, frequências graves (medidas pelo amplificador que ocupa a bagageira), luzinhas e néons!
Obviamente, que um desporto como o Tunning exige da parte do seu praticante um rigoroso investimento não só em termos de artilharia sonora e visual mas também ao nível do figurino/equipamento: corte de cabelo à Cristiano Ronaldo/Ricardo Quaresma de design aerodinâmico (para cortar o vento), com um belo brinco à la Beckham fashion em cada orelha para que os néons reflictam a luminosidade transcendente do indivíduo. Pele bronzeada e oleada, com uma bela pêra aparada a pente dois   que descreve o perímetro da face do indivíduo. Cinto com um tigre, camisola de alças bem justinha com abdominais bem pronunciados e uns belos sapatos de ténis brancos para que, com a luz negra presente em todo o veículo, se repare bem no giga/joga de pés no momento do arranque.
Para completar, um boné enfiado até metade do encéfalo e uns óculos de estilo geométrico conferem ao praticante do desporto "Tunning" toda a sua aura digna de ascensão ao Monte Olimpo!
Bom, passemos às imagens... 



O que me faz vir aqui falar acerca disto é o simples facto de, por algumas vezes, as pessoas ficarem espantadas quando sabem quanto é que eu paguei, por exemplo, por uma guitarra. Olhando para estas imagens, interrogo-me quanto não custará transformar um carro destes. Lembro-me, há uns anos, de um amigo  aparecer rechonchudo na plenitude do seu orgulho após o seu investimento de centenas e centenas de contos numa discoteca ambulante. Vá lá que na altura não havia a moda desta música (que eu costumo apelidar como Bimbó Nice Sound)! Continuando. Esse rapaz foi uma vez para o Estádio da Luz assistir a um jogo e laurear a sua aquisição.No fim, Benfica derrotado, carro assaltado. 
Esta semana, muitos praticantes deste (considerado por eles) desporto, manifestaram-se para que o governo aprove uma lei que legalize as transformações nos automóveis. Para além do ridículo que significaria legislar sobre estes desportistas que nada contribuem para a sociedade (muito pelo contrário pois apenas significa poluição sonora, ambiental e exibição fútil de luxúria saloia).Esquecemo-nos que são estes senhores que muitas vezes fazem corridas nas pontes, auto-estradas e outras vias colocando em perigo a segurança dos demais cidadãos. 
Reitero a minha posição. Cada um que goste do que lhe apetece gostar mas acho que o Tunning é uma futilidade própria de parolice aguda! Se isto é desporto, vou ali e já venho... talvez faça bem!

2 comentários:

Unknown disse...

Pois sobre mim exerce particular atracção-mágica a janelita aberta para que o 'sonoro' invada os carros alheios... Sim, porque na mente (onde?) dos moços deve passear o pensamento (?) "não atestei o meu bólide de colunas para ouvir música sozinho", e então, faça chuva ou sol, janela aberta!
Ainda mais, atrai-me (como uma maluca-no-varão) aquela luz de néon por baixo do carro a iluminar a gravilha! É que nunca se sabe quando atropelamos um gato... Assim pelo menos fica garantido que o animal vê a luz... antes de ir para o paraíso-dos-gatos, ou lá para onde é que eles vão!

Mas, por outro lado, sem eles riamos de quê?

Miss Kin disse...

Junta-te JPD ao meu movimento o MCPV (Movimento Contra a Poluição Visual) e faz um novo o MCPS!
Fica desde já a minha vontade de aderir!

Ora desporto, vamos lá ver a que parte desta modinha podemos chamar desporto:
s. m.
1. Divertimento, recreio.>pode ser por esta parte da definição...<
2. Qualquer exercício corporal ao ar livre (para recreio, ou demonstrar agilidade, destreza ou força).>aqui o exercício corporal é feito antes de entrar no carro, para se poder ter os tais abdominais<
3. Desenvolvimento físico.>esta parte, pode ser considerada, já que para um chunning conduzir, se deita ao volante, por norma com o tronco a pender para o lado direito. É um desenvolvimento que deve torcer coluna, mas que como "somojovens e muita malucos", não devemos querer saber nada disso.

(acho que me alarguei na dissertação...)