sexta-feira, 20 de março de 2009

taça da liga

A competição Taça da Liga tem sido desvalorizada tanto por dirigentes e adeptos. Os que estão na mó de cima afirmam que trata-se de uma competição para consolar aqueles que na mó de baixo se encontram. Por outro lado, o argumento quanto ao prestígio e tradição histórica é levantado por esses mesmos e outros. 
De uma forma mais séria, as barracadas quanto aos regulamentos definidos fizeram com que esta competição fosse ainda mais denegrida na opinião pública e organismos dos clubes, principalmente aqueles vitimados pelas mesmas confusões legislativas por parte de um dos organismos que tutelam o futebol em Portugal.
Felicidade ou ironia do destino, a segunda edição da competição traz este ano um saboroso derbie entre os dois maiores clubes portugueses (em termos de popularidade, claro está). Um Sporting-Benfica é um autêntico atenuante face a todos os problemas que esta prova tem sido alvo durante a presente época. E nem leões, nem águias querem desvalorizar o culminar da prova. Acima de tudo é um clássico apetecido...o maior de todos!
Desvalorizar ou maldizer, amanhã a equipa que vencer o troféu irá proporcionar enorme rejubilo aos seus adeptos e a equipa derrotada vai levar a que os seus adeptos façam escárnio da prova, afirmando que essa taça não valia nada mesmo!
Mesmo se ganhar o Sporting ou mesmo que seja o Benfica a sair vencedor, a prova será vista como secundária na tradição futebolística portuguesa por parte dos derrotados. Pois não tem historial e, numa visão economicista, apenas servirá interesses de grandes marcas. 
Azar dos azares! Um clássico! E é sempre um clássico...mesmo a feijões!!!!

Quique Flores chegou a Portugal no último Verão para treinar o Benfica. Muito se escreve acerca do treinador do Benfica: que, por metade dos erros que este senhor teima em cometer, um treinador português já teria sido demitido do cargo!
Uma coisa é certa. Este espanhol charmoso tem dado uma lição de cortesia e de saber estar de forma elegante num antro dominado pela podridão de discurso e por uma imprensa sedenta por encontrar formas de vender notícias e choques bombásticos. Portugal não está habituado a isto. Somos uma nação de gente cruel e sádica, eternizada por seculares frustrações por nunca olharmos, primeiramente, para o nosso metrinho quadrado. A imprensa do passado fim-de-semana ironizou e escarneceu Quique Flores quando este se mostrou solidário com Paulo Bento a seguir à goleada sofrida pelo Sporting em Munique. De forma realista e sensata, Quique relembrou que, quem anda no futebol, pode sempre estar na iminência de igual descalabro. Ironia do destino, as palavras de Quique não foram bem vindas pela deusa da Fortuna: o Benfica foi derrotado pelo Guimarães e Paulo Bento ultrapassou Quique, colocando justiça nos três primeiros lugares do campeonato. O Sporting é melhor que o Benfica mas o Porto é melhor que qualquer outro em Portugal!
Quique Flores é um grande homem. Enorme carácter. Assim como Paulo Bento que, embora o considerem exagerado nas suas opções ou na forma como encara o valor da disciplina, tem exercido enorme trabalho dentro do Sporting. Mas são dois feitios diferentes. Um é português, eternamente crispado com tudo e com todos. O outro é espanhol. Será isto factor cultural? Não sei! 
Espero que Quique Flores continue no Benfica pois tem feito um excelente trabalho! Sei que a equipa não joga bem, apresenta-se sempre aparentemente desmoralizada em campo e, com o plantel que possui, teria obrigação de corresponder a outro nível. Gosto dele como homem! Sei que o meu filho um dia vai gostar de futebol: não o pressiono quanto a questões clubísticas nem tenciono passar-lhe uma bola de futebol para os pés logo que ele começar a gatinhar... mas gostava que ele visse estes exemplos no futebol...não as "carolinas", as "frutas" ou demais "mergulhos para a área"! Tanto Bento, em termos de carácter e fiel às suas convicções, como Quique Flores, no seu temperamento moderado e de constante postura positiva quanto ao futebol, fazem falta a Portugal.

A meu ver, a final de amanhã é uma comemoração disto mesmo! Vale por isso tudo o que vale! 

Sem comentários: