quinta-feira, 29 de maio de 2008

"génio" albarn

Deimon em grego clássico significa "Génio", "Alma"...
Depois de um dos melhores projectos da música britânica dos anos 90, os Blur, o "Génio" Albarn surpreende o mundo com o projecto futurista Gorillaz, lançando, em 2000 e 2005 respectivamente, "Gorillaz" e "Demon days" (este último que, para mim, é das melhores coisas alguma vez feitas na História da música).
Em 2007, "The Good The bad & the queen" é lançado como primeiro disco de uma super banda homónima, juntando nas fileiras, além de Albarn, o antigo baixista dos Clash, Paul Simonon, o guitarrista dos saudosos The Verve, Simon Tong e o músico nigeriano Tony Allen.
Hoje sou surpreendido com esta notícia!!!!

Se puderem, não hesitem em comprar este DVD "Gorillaz Live in Manchester"...é simplesmente divinal...

rock in ricos


Fui há 4 anos a pensar que poderia ser a minha última oportunidade para ver o Peter Gabriel (o que me frustrou após ter conhecimento que, uns meses após, ele estaria novamente em Portugal num daqueles festivais de Verão).
Adorei o concerto a partir do momento em que me abstraí que estava naquele festival que mais parecia um supermercado de bandas e artistas, em rápida exposição para consumo!
Odeio festivais por isto mesmo: não curtimos as bandas pois estamos mais preocupados em fugir do vomitado de terceiros e evitar a estupidez de muitas criancinhas que, naquele dia,obtiveram dos pais ordem de soltura e um reforço na sua mesada para serem radicais rebeldes e, numa noite, enlouquecerem até à exaustão.
Já tenho ido a alguns e arrependo-me sempre! Pela desorganização, pelas intermináveis filas para obter qualquer coisa e, acima de tudo, pela desagradável situação de estar a aturar aqueles que vão lá para ver uma banda que não é bem aquela que o outro quer mas o outro fica chateado se não o deixarem ver a banda que toca a seguir à banda que a outra gostava de ver mas não consegue pois ela e ele estão completamente bêbedos!!!!!!!!!!!!
Gosto de curtir um concerto de uma banda, com gente que gosta dessa banda, num dia específico desse artista, em que há magia e ambiente para esse artista específico!!!
Relembro os Arcade Fire no passado ano no Festival SBSR: fui ver pois não havia outra hipótese!!! Reparei que as bandas ficam condicionadas pelo próprio espírito do festival, em que a malta quer é som a abrir, e, na minha opinião, limitam um pouco o espectáculo, em que eu gosto de ver e sentir dinâmicas (calmas e aceleradas), para satisfazer os acima descritos.
Mais...
Acho o Rock in Rio a maior hipocrisia. Por um mundo melhor? É o terceiro evento em Portugal e, pelos dados estatísticos, o mundo está cada vez pior.
Penso que os 2% de cada bilhete (para causas humanitárias) deveriam ser repensados!!!
Sou anti-Rock in Rio em Lisboa! Isto é a mesma coisa que ir a Freixo de Espada a Cinta para assistir ao carnaval da Bahia ou ir a Bragança para ver a Torre Eiffel!!!
ROCK IN RIO??? CLÃ MEDINA??? GLOBALIZAÇÃO E MAMA PARA OS CHICOS-ESPERTOS QUE SE APROVEITAM DO NOSSO NACIONAL PAROLISMO DE POVÃO QUE PAPA TUDO???
CRISE???? DIZ QUE AMANHÃ AQUILO JÁ ESTÁ ESGOTADO!!!! É LINDO!!!!! VIVA PORTUGAL!!!!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

dr.jones com teias de aranha?

Já aqui tenho feito menção a alguns filmes que, para mal dos meus pecados, eu vou vendo.
Adoro filmes de aventuras, de pura adrenalina, de heróis e vilões.
E este novo filme do Indiana Jones corresponde, de maneira sublime, a todos esses elementos que eu indiquei.
Sou fã de Indiana Jones desde que me conheço: “Os Salteadores da Arca Perdida” e, seria injusto se não o admitisse, as sequelas feitas em 1984 e 1989 fazem parte do meu imaginário de adolescente e jovem adulto.
Por outro lado, o actor Harrison Ford é um daqueles mitos do cinema com quem toda a gente simpatiza e se sente incapaz de lhe apontar o dedo por algum desempenho menos conseguido. A par do famoso arqueólogo/aventureiro, Ford conquistou-me também com o papel de Captain Han-Solo na primeira trilogia de Star Wars!

Em 2008, Spielberg surpreende tudo e todos ao fazer regressar Indiana Jones às salas de cinema.
Não obstante a figura do Arqueólogo, Indiana Jones de teias de aranha só mesmo nos túmulos, cavernas e demais lugares fantásticos que visita nas suas constantes demandas por artefactos míticos.
Harrison Ford está mais velho e isso Spielberg e George Lucas não quiseram esconder. Também as referências a anteriores personagens como é o caso de Marion Ravenwood, ao seu antigo reitor da Universidade, Marcus Brody, do seu pai Henry Jones the First (interpretado por Sean Connery no terceiro filme da saga) e a pormenores deliciosos, como é o caso da arca da Aliança (The Raiders of the lost ark) escondida num armazém ou então o eterno medo de cobras fazem com que Indiana Jones continue a fazer sentido, apresentando um bem rasgado fio condutor que nos convida a ver (no meu caso, rever pela enésima vez) os anteriores filmes.

Historicamente, a acção foi bem delineada. Já não é o Arqueólogo que tenta afastar Hitler (durante a década de 30, em fase de expansão do nacional-socialismo) do acesso aos mais fantásticos artefactos. Estando Indy mais velho, a História avançou e fomos dar à América dos anos 50, envolvida numa gélida tensão ideológica com a Rússia Soviética num típico cenário de Guerra Fria: a caracterização destes mesmos anos 50 está sublime! Desde a corrida armamentista, ao domínio espacial, aos exageros da Doutrina McArthy pela frenética caça às bruxas, em que se via em tudo o que constituía ameaça o Papão Comunista que devora os meninos que não querem comer a Sopa, a espionagem e contra-espionagem e a ameaça nuclear que norteou os anseios do mundo desde finais da 2ª GM até 1989 (queda do Muro de Berlim). Gostei da menção a Estaline que, à data à qual o filme reporta, já tinha falecido estando os EUA e a URSS numa fase de coexistência pacífica...mas penso que, numa óptica mais rigorosa, poder-se-ia ter aprofundado mais a questão do processo de destalinização promovido pelo seu sucessor Nikita Krustchev.Também achei interessante a escala, a caminho do Perú,feita pelo avião da Pan America em Havana, dois anos antes da tomada do poder por Fidel Castro...

Ok...pormenores

E Indy movimenta-se aqui… luta contra os soviéticos, na tentativa de prevenir a sua usurpação de poderosos artefactos que, caindo nas suas mãos, poderão ser letais para os interesses americanos.
Spielberg faz também renascer aqui um dos seus temas mais queridos (presente desde Encontros Imediatos do 3º Grau): o mito dos extra-terrestres!!!
Um guião bem estruturado que obedece fielmente aos guiões anteriores (e digo isto não de forma negativa), em que o ritmo acelerado do filme nos prende à cadeira e ao ecrã.


Até me esqueci de ir comprar pipocas, vejam lá!
Não é o melhor filme de Dr.Jones. Aliás, o primeiro é sempre o primeiro mas há que dizê-lo aqui com frontalidade que, após as tangas do Tomb Raider e a crescente decadência dos Piratas das Caraíbas, dos Eragorns e dos Beowulfs, que bem me soube este serão passado na companhia de Dr.Jones e seus demais companheiros (e família) de aventuras!!!
A não perder... no cinema!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

este é o país...

Um país em crise…
Não é um dado novo.
As novidades apenas são os factores que, diariamente, agravam este estado de letargia e de contínua aproximação aos países subdesenvolvidos.
Crise económica que se desdobra em crise social e esta que, por sua vez, se manifesta no crescente alheamento da população e completa inércia face a um futuro que se afigura, para muitos, como incomportável.

Este é o país que se prepara mais uma vez para encontrar no futebol a única coisa que realmente o faz ganhar um pouco de orgulho: este é o país do nacional-parolismo que canoniza um futebolista e se acha no direito de exigir que o mundo o reconheça como a maior sensação dos relvados por esse Universo a fora!
Este é o país dos cachecóis à janela e dos pratos vazios à mesa…
Este é o país das pontes, fluviais ou semanais, e do neo-faraonismo das redes de transportes…o país do querer muito a fazer cada vez menos…
Este é o país do “tentar, de qualquer maneira, passar por cima ou por baixo, desde que se passe”…

Mais um ano em que este país vai ser o eterno coitadinho, massacrado e injuriado pelos papões da Europa, em que os árbitros tudo farão para impedir um eventual sucesso no próximo campeonato da Europa, mas que procurarão, bem lá no fundo, a verdadeira alma lusitana… e no fim todos irão gritar, bem alto, o seu nome…

Este é o país onde as notícias se resumem a acidentes rodoviários, a meninas e meninos desaparecidos, que fomentam autênticas versões telenoveleiras e ao constante massacre da comunicação social ao tentar fazer a cobertura do estágio dos novos viriatos em Viseu…

Este é o país destas tristes figuras…


sem comentários


A evolução dos assaltos

terça-feira, 20 de maio de 2008

a ASAE come criancinhas ao almoço

Artigo muito interessante sobre a ASAE pelo sempre Abrupto José Pacheco Pereira
Alegoria perfeita entre a ASAE e o centralismo económico da União Soviética estalinista...
Para reflectir.

domingo, 18 de maio de 2008

lagartos...

Parabéns!

Para os meus amigos sportinguistas: Parabéns!!!
Mais uma vez ganham a Taça! E mais uma vez ao FC Porto (já agora parabéns também pelo Tricampeonato justíssimo)...!!!
Após a Supertaça e após a humilhante goleada imposta ao meu Benfica, Paulo Bento volta ao ZENITE!!!
Não vi o jogo.
Ouço carros a apitar nas ruas inundadas de verde e branco...


tomada de consciência: o pitróilo

Nunca me assumi como profeta da desgraça.
Assumo-me sim como cuidadoso, em certos aspectos, e louco noutros tantos.
Mas face ao rumo que o mundo está a tomar, não deixo de evidenciar uma profunda preocupação.
Neste caso, já não existe espaço para profecias pois esta já se confirma aí aos olhos de todos.
E só quem é cego ou insensível poderá ignorar tudo o que se desenrola: como uma bola de neve que arrasta tudo e todos à sua volta sem saber onde irá parar.
Realmente a tecnologia e toda a evolução gerada nos últimos dois séculos está neste momento a apresentar a sua factura: os juros são altíssimos.
Explorámos e bebemos os recursos que, há cerca de 35 anos, julgávamos inesgotáveis.
Com esses recursos, nunca pensámos que a Natureza poderia sofrer ou mostrar-se incapaz de manter a harmonia…
E a civilização humana continua a teimar que pode domar essa Natureza: pois o Homem foi à Lua e qualquer dia vai aos outros sistemas solares; porque o Homem vai ao mais íntimo dos fundos oceânicos e consegue curar, prevenir e adaptar toda a Natureza ao seu modo de ser e lazer.
Realmente, há que alterar tudo…se quisermos continuar a ter um mundo para viver.
Os combustíveis estão a um preço incomportável! Qualquer dia terei de vender o carro ou então encerrá-lo na garagem pois já começo a sentir bastantes dificuldades para o manter. E eu só tenho um. Um carro para dois que leva a que a vida se readaptasse.
Há que alterar tudo: desde os horários de funcionamento de trabalho para que toda a gente não se enfie num caos diário, de forma a poder ter nos transportes públicos uma opção sustentável. Se repartirmos pelas horas do dia os horários, evitando que toda a gente se afunilasse nas estradas ou nos terminais dos transportes públicos, penso que realmente poderíamos atingir os objectivos ecológicos e ambientais que pretendemos. Pouparíamos no combustível e não teríamos a desculpa: “Ah, se eu vou de transportes nunca mais lá chego”.
Depois caberá às empresas de transportes públicos rever as suas redes e horários: para quando um serviço nocturno que evite as pessoas de levarem os seus carros à noite?
Estipular na comunidade da banca uma divisão de horários, terminando com a ditadura do horário de atendimento ao público exclusivo apenas quando o mesmo público está também a trabalhar: manhã, tarde e noite.
Promover uma partilha nas diversas empresas e acabar com o síndrome pequeno-burguês do “sagrado fim-de-semana”. Porque é que o comércio tradicional não abre ao sábado e domingo e folga dois dias por semana? Quem é que tem tempo de ir a uma loja durante a semana?
E que tal podermos actuar civicamente ao presenciarmos na estrada uma “nuvem negra de fumo com um carro lá no meio” denunciando-o às autoridades?
Senão, o que será o mundo daqui a 30 anos… se ainda existir…
Escrevo este post para responder a uma série de powerpoints que, diariamente, chegam à minha caixa de email. Penso que vocês sabem do que eu falo: propostas para movimentos babilónicos de boicote às gasolineiras, etc.
Isto tem de começar cá em casa; na casa e na consciência de cada um. Esta subida galopante do preço dos combustíveis não vai parar. E não vale a pena culpar o Sócrates ou o Teixeira dos Santos pois já nem eles mandam nisto…Sabem o que é a Globalização? Sabem no que é que isso afecta e como é que se processa?

quinta-feira, 15 de maio de 2008

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Há quanto tempo...

...não ouvia esta música!!!!!
Pois é!!!
Ouvi hoje de manhã numa daquelas rádios xungas que nem me lembro a frequência!!!
Só ouvi o minuto e meio do fim pelo que andei, e desatei, desesperado enquanto dava aulas (a trautear na cabeça) à espera de chegar a casa e "fazer o download" (eheheheh)...UPS!!!...
Fica aqui o vídeo de uma grande canção de uma enorme banda liderada por uma das mais poderosas vozes masculinas que alguma vez passaram por este mundo!!!!
Só para partilhar

(Este vídeo faz lembrar as minhas experiências pueris com a câmara de video dos meus pais e o vocalista parece ter uma escarreta na boca...)

sábado, 3 de maio de 2008

não custa nada...


Este fim de semana fica marcado pelo "ir pra rua" de mais uma acção do Banco Alimentar contra a Fome!
Fui ao Jumbo fazer umas comprinhas e lá contribuí com um saco cheio de arroz, enlatados, leite e massa!
Não me custou nada! Não me sinto mais pobre por isso...muito pelo contrário!!!! Enriqueci e muito!!!
E sabendo que a actual crise de produtos alimentares, um dia, poderá bater-me à porta...não me arrependo e muito me saúdo!!!
Vale a pena!!!