quinta-feira, 17 de abril de 2008

ESTÁ BONITO ISTO ESTÁ

Acabo de ler que Luis Filipe Menezes acaba de convocar, para dia 24 de Maio, eleições directas para a presidência do PSD.
Não se tratando de fairplay hipócrita (em que desejamos sempre o mal ao nosso adversário, apesar de lhe acenarmos de compaixão), e apesar de o meu voto nunca ter sido para o partido político em questão, não deixo de me preocupar com (mais um) retrocesso na estabilidade política de Portugal.
Confesso que, antes deste senhor chegar a Presidente do PSD, o admirava. Admirava a frontalidade e, por vezes, tocava na ferida criticando e tentando subsidiar o politburo laranja com apelos à razão.
E continuo a admirá-lo pela postura demonstrada, quando se encontra cada vez mais isolado no seu cargo e sem conseguir reunir consensos no restante aparelho partidário.
Não me assumindo como social-democrata, confesso que começo a preocupar-me com o vazio de ideias concretas que o PSD (que tem como responsabilidade promover uma oposição de ideias concretas a um PS que, cada vez mais joga "À Porto") demonstra.
Penso que este Partido só durante 10 anos terá tido alguma estabilidade: o prelado cavaquista.
Que pena Sá Carneiro ter morrido!!!!
Como teria sido? O que estará ele (lá de onde ele estiver...) a pensar neste momento?

Caminhamos para um Portugal cada vez mais contraído e vazio em termos de soluções e propostas. É triste que, 34 anos após o boom partidário, estejamos a observar o fortalecimento do chamado centrão: em que os partidos já não demonstram as diferenças fundamentais; em que a ideologia faz parte dos livros de História e em que vemos sucessivos dirigentes a chegarem à liderança dos mesmos sem nunca, se calhar, terem olhado para as bases ideológicas.
É necessário um PSD forte! É necessário debaterem-se as ideias e, acima de tudo, deixar para trás os mexericos que, nesta altura, palmilham nos debates parlamentares, acentuando, cada vez mais, a crise da Democracia Representativa.

Não sei quem irá ler isto.
Mas sei que muitos pensam como eu: por favor, queremos ideias concretas e propostas debatidas não a favor de ideologia mas sim a favor de um Portugal mais justo!!! Não queremos demagogias nem docinhos no céu da boca; queremos acções...
Se for necessário, que seja uma espécie de Junta de Salvação Nacional (que congrega várias frentes ideológicas no exercício do poder).
Vamos ver o que sucede a 24 de Maio...

Sem comentários: