sábado, 10 de setembro de 2011

Boas novas da 9ª arte nacional

E como tudo em Portugal não é obrigatoriamente mau, este post é sobre algo que me deixa muito feliz.
Comprei há dias o livro "As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy", da autoria do português Filipe Melo.
O interessante neste álbum é que se vem a provar que a BD nacional está viva e, após ficar a saber que a obra terá edição no mercado internacional através de uma das mais poderosas e importantes chancelas do género, a Dark Horse Comics  ("Hell Boy", "300", "Flash Gordon", entre outras obras e nomes), todo um novo mundo se abre (felizmente) para que novos autores comecem a surgir por cá.
Comprei já a 3ª edição e é de louvar o facto de que esta obra conter um prefácio de John Landis (para quem não sabe, é um dos mais reconhecidos realizadores do género de terror/fantástico das últimas décadas. É da sua responsabilidade a realização do videoclip "Thriller").
E este prefácio não é apenas uma manobra de puro vaidosismo à portuguesa. Faz todo o sentido, como irei explicar.

"As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy" é o álbum de comics português mais americano alguma vez editado. E não digo isto com malvadez.
Filipe Melo assume as suas (boas) influências e tenta transportar para o argumento todo um imaginário fantástico com claras alusões ao cinema de aventura/fantástico/terror dos anos 80 e, geograficamente, circunscreve a acção à Lisboa que todos nós conhecemos, descendo a um submundo de gárgulas, vampiros, zombies e demais vultos do sobrenatural... em Lisboa.
Dog Mendonça é um "Hell Boy" à portuguesa: agente que figuraria sem desdém no B.P.R.D de Mike Mignola, combatendo ameaças do "Oculto", pleno de humor e referências ao pulsar lusitano. Eurico é um simples entregador de pizzas. Temos ainda uma gárgula faladora que acompanha os heróis e Pazuul, uma "querida" menina que, afinal de contas, é um pouco excêntrica.
Juntos tentam descobrir a autoria de uma série de estranhos (e sombrios) raptos de crianças em Lisboa.
Descobriremos ainda que, afinal, o III Reich não terminou em 1945...

Para além de tudo isto, muitas são as boas memórias de filmes como "Jack Burton nas garras do Mandarim" de John Carpenter, "Regresso ao Futuro" de Robert Zemeckis, "Howard, the Duck" e "Lobisomem americano em Londres", de John Landis ". E por isso fará todo o sentido o prefácio que este último escreveu para a obra.

Aguardo o segundo volume destas incríveis aventuras... pelo que li, o título é "Apocalipse"!!!
Parabéns a Filipe Melo e ao desenhador Juan Cavia por este importante trabalho. Vale a pena ler... para quem gosta do género!

Esta é uma das imagens centrais de ""As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy". Reparem na forma como Lisboa é desenhada: a ponte, os bairros típicos e o elevador da Bica. Sem faltar todas as particularidades da cidade. Juntemos isto a um imparável enredo de comédia, aventura e terror... 

Sem comentários: