sexta-feira, 16 de abril de 2010

sugestões de bd

A famosa editora Casterman edita este mês um dos últimos trabalhos de Jacques Martin.
A obra chama-se simplesmente "Le Portugal" e insere-se na colecção Les Voyages de Lois. Ao longo de 56 páginas, viajamos até Portugal nos séculos XVII e XVIII. A reconstituição da época é sublime e criteriosa: desde os espaços físicos, à arquitectura e trajes de época, "Le Portugal" é uma obra de enorme interesse e, sem dúvida, um dos últimos testamentos de Jacques Martin. Ainda para mais, numa viagem no tempo à História portuguesa. Será interessante ver uma perspetiva de Portugal a partir de artistase estrangeiros.
Aguarda-se para breve uma edição em Portugal. Em todo o caso, podemos adquiri-la no site da Casterman.

Destaco também uma trilogia que, apesar de já ter sido editada há algum tempo, adquiri recentemente.
O meu interesse por literatura gótica fez-me despertar a curiosidade em relação a esta obra "Sur les traces de Dracula", de Yves H.
Em três volumes, o autor recorre a três desenhadores que dinamizam uma análise acerca do mítico vampiro imortalizado pela obra de Bram Stoker no século XIX.São três volumes que tentam encontrar linhas de contacto entre os três elementos fundamentais que estiveram na base da criação da mais clássica personagem da literatura de terror: no primeiro volume desta trilogia, conhecemos Vlad Dracul, nobre e senhor da Valáquia no século XV que combate os turcos (numa altura em que a ameaça islâmica assolava o leste europeu) e demais opositores, empalando os seus inimigos em estacas de madeira, enquanto se deleita em banquetes junto de tão mórbidos actos celebrando e bebendo o sangue dos inimigos. À boa maneira da literatura romântica da Inglaterra do século XIX, Stoker ter-se-á inspirado numa figura histórica como foi Vlad Dracul para arquitectar a personagem ficcional de Drácula.No segundo volume, vamos conhecer Bram Stoker: Os seus medos e relacções, o folclore popular, a Inglaterra Victoriana numa autêntica catarse espiritual que nos ajuda a entrar no mundo de Stoker, onde este cria pontos de contacto entre as várias personagens do romance e os que lhe são próximos. Tudo isto num deleite gráfico requintado numa paleta de cores mínima, em cinzentos e negro. Uma obra de arte gótica em BD!

No terceiro volume, Yves H. viaja pela geografia de Drácula: descobre, na Transilvânia da actualidade, os recantos que inspirariam o mito e recolhe, nos tempos actuais, relatos orais acerca do espectro do vampiro. Condimentada com um brilhantismo erótico e macabro, o volume que fecha esta trilogia dá-nos as fontes, os espaços e os medos que continuam a alimentar, como sangue, o mito do Conde Drácula.

Numa época em que as modas se viraram para vampiros com açúcar, faço esta proposta para quem se interessa pelo tema e para quem gosta de ler BD de qualidade, de estilos diferentes de traço.

Sem comentários: