terça-feira, 27 de abril de 2010

alguém insubstituível


Neste momento acabo de ver na RTP Memória um programa do José Hermano Saraiva. É, de forma unânime, reconhecido como um dos grandes vultos da televisão portuguesa...desde que esta por cá apareceu! Há uns anos lembro-me de o ver ainda a dar aulas na universidade. Era um senhor! Os auditórios enchiam só para o ouvir numa simples aula...contagiando as audiências, desde os caloiros aos doutores. Porém, é um homem que por vezes é lembrado por pertencer ao "antigamente"... Na verdade, José Hermano Saraiva foi ministro da Educação durante o prelado de Marcello Caetano, sendo substituído, dois anos depois de ter tomado posse, por Veiga Simão, em 1970, após a crise académica de 1969. Serve este post de homenagem a um homem que é mal visto pelos historiadores.
Não sendo considerado um historiador, JHS é acima de tudo um "contador de histórias da História". A sua paixão e a sua forma de comunicar agarram qualquer um!

Nota-se já o peso da idade mas, acima de tudo, é um Homem que gosta do seu país e orgulha-se de o dar a conhecer... mesmo havendo tantos a maltratarem o que é para o Prof.Hermano Saraiva o seu grande amor... Ao terminar o programa pergunto: "Quando este homem morrer...quem o substitui?"

2 comentários:

José Marau disse...

Sem dúvida, este homem é um Senhor!! E também sem dúvidas e infelizmente, quando abalar, vai deixar um grande vazio atrás de si!

José Marau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.