terça-feira, 25 de agosto de 2009

o regresso às jaulas

O Verão está a terminar.
Se Verão rima com praia, então para mim esta visão poética das férias foi tudo menos escaldante. Isto de ter um bebé de quase 5 meses em casa, obriga-nos a abdicar dos prazeres da estiva ou então, como alternativa, a ir à praia em horários um pouco surreais: às 7 da manhã ou às sete da tarde. Se às sete da manhã há sempre qualquer coisa mais interessante para fazer, como dormir, às 7 da tarde o calor já foi, tornando-se então ilógico o ritual de peregrinação à praia...
Accionei então o plano B: fui para o Norte do país, passear pelo Minho e realizar que o nosso país até é bem bonito. Mas isso serão contas de outro vigário sobre as quais me irei pronunciar num próximo post.
Serve o presente post para falar um pouco acerca deste momento festivo que se avizinha: O REGRESSO ÀS AULAS.
Ao reparar nas campanhas publicitárias que por esses media abundam, temos a leve sensação de que o REGRESSO ÀS AULAS é um momento festivo, digno de ombrear com a época natalícia no que toca à boa vontade de passar o cartãozinho de crédito nos sugadores electrónicos das caixas de pagamento presentes nas lojas. Para isso, a publicidade joga com o sentimento que, de certeza, a malta em idade escolar sente neste momento.
Cartazes e campanhas que juntam crianças com largos sorrisos de feilcidade interminável perante tão feliz momento quase como a dizer:
"Que bom! Estava a ver que não! Xiça, as férias são mesmo compridas! Já estávamos fartos da praia e da borga! Que saudades tenho eu dos meus queridos professores! Ai, deixa-me lá pedir aos meus pais para que me comprem os caderninhos e as canetas para eu poder tirar os apontamentos para ter tudo organizado de forma a estudar todos os dias em casa! E já agora deixa lá ver se me compram aquela mochila muito gira da Hello Kitty ou da Ana Montana para lá guardar, religiosamente, os meus livrinhos e cadernos de forma a evitar faltas de material!"

...

Sem dúvida que muita coisa mudou...ou não...
No meu tempo, esta altura do ano tinha em mim contornos bastante próximos da histeria. Mas ao contrário...
Para mim, o Verão dava sinais de se eclipsar logo a seguir ao dia 22 de Agosto (o dia do meu aniversário). Entrava eu então em níveis altíssimos de ansiedade que se desdobravam, rapidamente, em estados de pré-depressão que, à medida que os dias se sucediam até ao fatídico dia em que tinha de me sentar numa carteira de uma sala de aula, culminaria num problemático estado de psicose profunda. Para mim, o REGRESSO ÀS AULAS era um autêntico REGRESSO ÀJAULAS, dado o sentimento de recluso que me inundava a alma por estas alturas! Nunca compreendi a alegria nesse regresso tão romantizado pela publicidade presente nos media da altura!
Só mais tarde é que começaria a compreender o mal necessário...
Só espero que nenhum aluno meu leia esta minha partilha sentimental...

5 comentários:

SRC disse...

parabens atrasados.

bjs

Anónimo disse...

"Só espero que nenhum aluno meu leia esta minha partilha sentimental..."
Acabei de ler XD mas visto que ja nah sou sua aluna é na descontra,lol
Sabe por mim ficava de ferias na minha terrinha durante mais uns bons meses, praia das 3 ás 8 da noite, jantar, sair ate ás 3, td na maior, sem os stress de levantar cedo pa nao chegar atrasada....maravilha!

Infelizmente o tromento aproxima.se... bolas --'

JPD disse...

Ora aí está! Já não és minha aluna...eheheh
E já tens a tua mochila da Hannah Montana e os cadernos das Just Girls?

Anónimo disse...

Nao ainda nao, so tenho um caderno e uma caneta da hannah montana, tou a ver se arranjo a mochila dos wizards of waverly place =D lool

JPD disse...

olha lá e aquele video que eu fiz durante a vossa pintura dos cenários?