domingo, 5 de abril de 2009

duas propostas...


Continuando numa da Sétima Arte, duas propostas acabadinhas de ver.
A primeira é uma proposta cultural e politicamente correcta. Polémico e pertinente, o filme "A Onda" ("Die Welle"), de Dennis Gansel, faz-nos reflectir acerca da ciclicidade, ou não, da História.
Um professor de História, numa escola alemã, perante a indiferença e passividade dos seus alunos em relação a temas como Totalitarismo e Autocracia, propõe uma interessante actividade pedagógica: partindo das suas (dos alunos) frustrações face ao mundo actual, o que levaria a Humanidade (circunscrita a uma pequena amostra naquela sala de aula) a tomar e a enquadrar-se num regime totalitário, prescindindo da sua singularidade individual a favor de um enquadramento colectivo a favor da força e unidade de uma Nação?
Interessante filme alemão (!!!)... baseado num caso real ocorrido nos EUA...
Faz-nos pensar no que seria voltarmos a este tipo de vivências. Quando muitos negam a impossibilidade da História ser cíclica, este filme faz-nos pensar de uma outra forma.
Fabuloso e assustador!!!!     


Num outro prisma: um verdadeiro espectáculo de acção!
"Taken" (que em português mereceu a honrosa tradução de "Busca Implacável") , com Liam Neeson, é todo ele um carnaval de acção, sem espinhas e que nos agarra ao sofá desde a o primeiro minuto.
Em hora e meia (o que é raro nos dias de hoje pois cada vez mais os filmes se tornam looooooongas metragens), Neeson veste a pele de um agente reformado que, assistindo via telemóvel ao rapto da sua filha em Paris, enceta uma perseguição sem quartel para a encontrar.
Sem tempos mortos, é acção da boa!!!! E admito o quanto eu gosto deste género de filmes! Assumidamente: acção!!! Sem dramas ou problemas, o filme é excelente como entretenimento. 
E não foi essa a intenção dos irmãos Lumiére? 

Sem comentários: