terça-feira, 28 de outubro de 2008

live albuns da minha vida!





Devo tudo a estes dois discos!
Ainda miúdo (após a fugaz fase da Abelha Maia e dos Queijinhos Frescos) fui apresentado ao rock! E que melhor começo poderia ter tido com um Highway to Hell dos velhinhos AC/DC?
Mais tarde, Back in Black apareceu-me como que por magia! Guardo ainda todas as sensações em relação a esse disco que me induziram no gosto pela guitarra: ainda hoje Back in Black é para mim um autêntico "Rocks for the boys"...um verdadeiro manual bíblico para quem gosta de música de guitarras ligadas a amplificadores Marshall de goela aberta! Riffs inesquecíveis e solos de puro retoque bluesy conferem a este álbum, que abriu uma nova era dos australianos (após a trágica morte do grandioso e anterior vocalista Bon Scott) com Brian Johnson, a sua divinização!
Sem dúvida o disco dos AC/DC que mais me marcou foi este mas não poderei esquecer um outro.
Este outro voltei a adquiri-lo...já tinha um vinil antigo e poeirento e, um dia, deu-me na bolha que queria ouvir isto no carro: lá comprei a um preço gracioso o disco e não me canso de o ouvir, tal é o reencontro feliz!
"If you want blood...you've got it" é um álbum ao vivo de 1978! Pleno de emoção e guitarras em fúria, o primeiro registo "live" dos rockers australianos é belo pela pureza que ainda hoje o torna único! Sem a tecnologia do presente (que poderia sempre corrigir eventuais deslizes técnicos da gravação ao vivo), este álbum é puro e duro! "Na cara", como muitos amigos meus gostam de dizer quando ouvem algo vindo das entranhas!
Dez canções potentes, para bater o pé e abanar a cabeça... ainda com Scott ao lado do esquizofrénico Angus Young!
Rock n' Roll com alma...sem disfarce e sem meias medidas... 

Em segundo lugar...mas não menos importante: a feliz reedição de "Under a blood red sky" dos U2 vem colmatar um longo vácuo de cerca de 25 anos! Para quem é fã dos irlandeses (ou melhor, para quem gosta de recordar os irlandeses pela sua verdadeira essência), esta reedição só peca por ser tardia!
Muitos já sabem isto, mas aquele vídeo ao vivo de Sunday Bloody Sunday mudou a minha vida aos 7 anos de idade quando assistia ao programa "Top Disco"! Tudo o que para mim interessava em termos musicais, estava ali: a garra de um Bono, o som mágico a guitarra de um The Edge, o público e o cenário fantástico do anfiteatro flamejante de Red Rocks tornaram-se, a partir daí, inesquecíveis!
Esta reedição do primeiro disco e video ao vivo dos U2 vem acompanhada por um excelente trabalho gráfico próprio para coleccionadores e entusiastas de todo o mundo U2niano! O video VHS (que ainda o tenho, assim como uma versão em vinil e em cd de Under a Blood Red Sky) está agora (junto com o cd remasterizado) disponível em dvd! Mas o melhor é que o set list incompleto da antiga versão vhs foi completado agora em dvd (ficando a faltar apenas "I fall down", de "October", que não foi possível restaurar e colocar nesta nova edição devido a problemas técnicos com a filmagem no momento da captação).
O que é engraçado neste álbum/dvd concerto é lembrar-mo-nos que os U2 já foram aquilo que se vê ali: puros e inocentes!
Para além da incontornável menção ao penteado sui generis de Bono, reparamos nuns U2 com a tesão do mijo toda; um Bono que quer dar tudo o que pode (e o que não pode) do primeiro ao último minuto do espectáculo em que, para si, o público nunca estava conquistado! Uns U2 com vinte e poucos anos, sem preocupações ou fachadas actuais...sem truques ou politiquices! 
Para além do grafismo, Under a blood Red Sky apresenta-nos um som refeito, mantendo a pureza original que ainda hoje nos apetece, ao escutá-lo, pregar um susto aos vizinhos!

1 comentário:

Anónimo disse...

AC/DC
Muito bom mesmo, Highway to Hell, Back in Black, Thunderstruck e TNT são aquelas musicas que são algo de fantástico! Gst imenso de Ac/Dc!
O mais fantástico de tudo é que eles vêm a Portugal em Março ou Abril de 2009 ao pavilhão atlântico!

Maria João ^^