sexta-feira, 6 de julho de 2007

PLANETA TERRA: A SALVAÇÃO COMEÇA AQUI EM CASA


Amanhã no Atlântico realiza-se o Live Earth, um concerto que tem como objectivo fundamental a sensibilização global para os problemas ambientais.

Desde há muito que me preocupo bastante com esta questão: trata-se da sobrevivência do planeta, da qualidade de vida e manutenção de uma Natureza equilibrada.
A evolução tecnológica durante o século XX muitas vezes ignorou, num futuro mais ou menos imediato, estes problemas.
A questão do possível (iminente) esgotamento das energias fósseis, até cerca de 1973, eram consideradas fontes inesgotáveis e passíveis de um aproveitamento sistemático.

Imaginam o mundo hoje sem o petróleo?
Pois é. O mundo pararia.
Tudo estagnava e entraríamos numa crise sem precedentes.

Mas até então o homem menosprezou sempre esta questão da energia fóssil não renovável.
O futuro adivinha-se negro se não tomarmos imediatamente uma atitude.
Todos tentam limpar a água do capote ou então passar a batata quente para o do lado mas digo-vos que cada um de nós, para além do dever, têm a possibilidade de começar já a contribuir para inverter o sentido das coisas que, por muito que nos custe uma possível adaptação, está a caminhar para um caos preocupante.
Eu, já desde há algum tempo, comecei a fazer a dita reciclagem: não custa nada separar papéis de plástico e o plástico do lixo bio-degradável (sendo bio-degradável, os detritos consomem-se, por si, na Natureza).
Reparem que cada saco de compras ou embalagem de papel ou plástico tem uma origem numa fonte que, se não nos sensibilizarmos, poderá esgotar.
Se não tiverem os devidos depósitos para reciclagem na vossa rua, liguem para os serviços municipalizados da área da vossa residência; ponham no elevador do vosso prédio um abaixo-assinado a exigir contentores para reciclagem perto da vossa casa.
Na reunião do condomínio, acordem a reciclagem por todos os condóminos.

Não acelerem com o carro: quem me conhece sabe que eu guio calmamente, sem grandes acelerações. Para além da questão da segurança, o combustível é poupado e menos gases sobem à atmosfera. Custa-me muito ver carros, com o selo da inspecção periódica obrigatória, a deitarem mais fumo que uma chaminé nos tempos da Revolução Industrial.
Poupem a água: não fiquem a dormir no banho nem a deixar a água a aquecer na banheira…

São estes aspectos que eu já desde há algum tempo tento obedecer a uma rotina sistemática pois realmente estou preocupado com estas questões!!! E acho que a mudança deve começar em cada um de nós!!!

Sem comentários: