sábado, 7 de julho de 2007

HOMENAGEM AOS CURE!!!

Há concertos que, ao olharmos para trás, nunca esqueceremos. Não por termos estado presentes mas sim pelo contrário: por não termos podido assistir.
O caso que tem mais a ver comigo, e pelo qual ainda hoje sinto profunda tristeza ter só na altura 13 anos, foi o concerto dos The Cure no Estádio de Alvalade em Junho de 1989.

Pois é, há 18 anos a banda do carismático Robert Smith visitava , pela primeira vez, Portugal.
Nessa altura, a sombria banda estava a atingir o auge da sua carreira, muito devido ao lançamento de um disco que eu considero como uma das grandes obras-primas da música pop contemporânea: "Disintegration". Este disco tocou tantas vezes no meu gira-discos que hoje já se encontra gasto mas guardo-o com muito carinho, apesar de, mais tarde, ter comprado a versão em CD (com duas faixas extras). "Disintegration" foi considerado, na altura do seu lançamento, como uma obra de arte que é obrigatório conhecer. Sombrio, denso, negro e introspectivo, o álbum dos The Cure, em 1989, fazia um flashback a "Pornography" de 1982. As letras de Robert Smith são de uma magnitude ímpar, pela sua arte de descrever paisagens do interior mais profundo da alma e os ambientes criados pelos instrumentos são de uma leveza e atmosfera ímpares. É sem dúvida um disco que me fez gostar de música e tornar-me (ainda hoje) um fã desta banda (apesar de já estarem a atravessar a fase decadente da carreira).
Fica aqui o mítico clip de Lullaby (não aconselhável a quem tem aracnofobia) e, talvez, a música que melhor descreve este disco (que deve ser ouvido como um todo mas, na minha opinião, a versão em LP é mais bem conseguida)... Quanto a mim, resta-me esperar pela invenção de uma máquina do tempo que me leve de volta a esse dia e a esse local... ;)


1 comentário:

Miss Kin disse...

Musiquinha mto do nice! Grande tema!
Tks por fazeres recordar.
Beijito