sábado, 14 de julho de 2007

AS SETE MARAVILHAS DAS AGÊNCIAS TURÍSTICAS

Estive agora a assistir, enquanto almoçava, à transmissão em diferido (claro está, na TVI) daquele espectáculo maravilhoso, de nos fazer chegar a mais íngreme e profunda lágrima ao canto do olho, que Portugal pôde assistir no passado dia 7 do mês 7 do 7º ano do actual milénio (podiam esperar pelo 7º milénio para que a capicua fosse mais emocionante…): a ELEIÇÃO DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.

Obviamente, apesar de não ter assistido em directo, sempre imaginei o teor e o glamour que, de alguma forma, iriam caracterizar este espectáculo que nos deixou tão orgulhosos.
Afinal, não é todos os dias que a nossa MARAVILHA de país é anfitriã da eleição destas MARAVILHAS que povoam o planeta.

Não faltou nada: desde meninas muito bonitas e muito bem produzidas, à maravilhosa artista (actriz, cantora e bailarina) Jennifer Lopez até à Dulce Pontes e, claro está, à nossa MARAVILHA do momento: o Cristiano Ronaldo que, pelo que vi, deve ter andado a ter explicações de Castelhano para poder dizer “Chichen Itza” (uma das MARAVILHAS eleitas).



Soube também, de antemão, que esta eleição não iria ter o reconhecimento por parte da UNESCO.
E agora é que são elas…O QUE É A UNESCO?

“Bem, já ouvi falar”…diz o comum dos mortais…”Deve ser alguém muito importante…”

A United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, desde a fundação das Nações Unidas, após a II Guerra Mundial, um organismo que tutela e contribui para desenvolvimento da paz segurança no mundo mediante a educação, a cultura, a ciência e as comunicações, reconhecido por todas as nações que assinaram a Carta das Nações Unidas.
Trocando por miúdos, a UNESCO responsabiliza-se pela atribuição e reconhecimento do valor universal que determinada obra, monumento ou acção têm na preservação e expansão de um mundo melhor.

Por isso, a pergunta que eu vos faço é esta: não tendo o apoio e validade deste organismo, qual terá sido, então a validade destas eleições?
Ora bem, a New Open World Foundation (uma organização nova…) lá arranjou maneira de aliar os interesses de países na promoção dos seus circuitos turísticos, proporcionando uma inflação nas taxas para viagens turísticas às mesmas.
Com o selo da garantia de “one of the 7 wonders of the world”, os agentes turísticos podem, desta forma, dizer às pessoas:

“Minha senhora, o preço de uma viagem ao Peru para ver as piramídes de Machu Pichu aumentou pois agora a senhora poderá, com o seu marido e restante família e amigos, desfrutar de uma estadia numa dessas maravilhas!! Não acha maravilhoso??”

E a senhora responde:

“Olha vistes, António? Vamos poder entrar numa das maravilhas!!! Claro que isso tem de ser pago!!!”

E o agente da loja diz assim, confirmando o seu discurso convincente:

“Obviamente, este aumento das tarifas tem como destino a preservação dos ditos monumentos!!”

Ora bem, meus amigos da Kulturkampf, os gregos, quando elaboraram, há mais de dois mil anos, um inventário de sete obras que eles consideraram de grande valor e impacto artístico-patrimonial, apenas deram seguimento ao espírito contemplativo e filosófico que sempre caracterizou uma das civilizações que mais contribuíram para a Europa e Mundo.

A própria UNESCO considera que os monumentos devem contribuir, realmente, para um âmbito de educação, paz e progresso humano.
Não quero desvalorizar o valor das obras eleitas e nomeadas…
Apenas lanço-vos este desafio: quantos dos milhões e milhões de chineses não olharão para a Grande Muralha da China como um testemunho das passadas ditaduras e imperialismos? As pirâmides de Machu Pichu, feitas para a adoração do Sol e para sacrifícios humanos? Progresso e Paz? Que critérios científicos e históricos estão ali patentes?
Exigem que estas maravilhas entrem nos livros de História para quê? Para mobilizar o espírito das pessoas, servindo interesses ambíguos?

Portanto já sabem, se forem comprar uma passagem ou visita ao Rio de Janeiro não se admirem de um eventual aumento nas Taxas...
Tudo em Prol da Educação, Cultura Ciência e Paz!!! CLARO ESTÁ!!!

Sem comentários: