segunda-feira, 2 de julho de 2007

AQUELE FILME DE DOMINGO

Posso dizer que fiquei perplexo...em choque...tremendamente angustiado com o filme que ontem fui alugar para ver naquela tarde de Domingo típica (mas que sabe tão bem).
Depois de tanta publicidade e furor em redor deste filme, lá as minhas expectativas me levaram a alugar um filme que dá pelo nome de Eragon.
Aproveitando o sucesso da obra-prima "O Senhor dos Anéis", parece que Hollywood (arrependido que deve estar de não ter, logo de início, apostado na ideia considerada "megalómana" de Peter Jackson) virou grande parte das atenções para os filmes em redor dos mundos da fantasia, povoados por anões, monstros, elfos e senhores malignos que, de forma repressiva, ameaçam a paz e a liberdade dos demais povos até que uma inocente vivalma lá descobre que é o escolhido para fazer frente a tudo o resto...etc e tal (!!!)
Ora bem, isto é como fazer um bolo: o preceito é sempre o mesmo.
A farinha, os ovos e claras em castelo, a forma untada, o açúcar e o fermento e muda-se apenas o o formato e o sabor (se é chocolate ou laranja)...
E lá aluguei eu este filme que , tenho que dizer isto, eu desejava que me entretesse de forma agradável durante algum tempo.

Mas parece que não me lembrei do "Dungeons and Dragons" (sim, consegui bater o record de menos tempo dispendido a ver um filme que não acontecia desde "Força em alerta" de Steven Seagal)...

Para além da história que eu acima descrevi ( e que, sinceramente, não seria preciso ver Eragon para ter a ideia do rol de clichés apresentados), o filme torna-se amorfo, chato e, apesar da intenção em criar um mundo da fantasia, não nos conseguimos envolver no filme, adivinhando todo o rol de acontecimentos já desde o primeiro minuto...ou melhor desde que começa o anúncio de "Pirataria é Crime"...
Para além de um dragão, que mais parece o Dyno, the last Dinossaur, vamos encontrar no filme (tristemente) Jeremy Irons e John Malcovitch. E para surpresa das surpresas: Joss Stone (sim a Aretha Franklin branca) a fazer o papel (!!!!) daquela feiticeira boazinha que (já estão mesmo a ver, né?) o herói tem (quase como pararmos na portagem da auto-estrada) de consultar, sob pena da princesa (que deve ser lindíssima e estar cativa na fortaleza do mauzão da fita, vigiada pelo seu exército de criaturas feiosas e submissas- não, os Orcs de Jackson são muito mais assustadores!!!) morrer e assim o Chosen One já não cumprirá a sua missão e o mundo ficará envolto nas trevas...!!!!

Bem, quando já nada fazia prever mais surpresas, eis que a cereja no topo do bolo aparece: o filme lá acaba com a vitória dos bonzinhos sob os mauzões, mas lançando já pistas para uma sequela (não, o herói da fita não come a princesa nem ficam os dois lindíssimos a ir embora, montados no dragão ao pôr do sol) quando a música do genérico final atira-me, de vez, ao tapete: Avril Lavigne!!!!!!!!!!
Epá...eu sei que o filme é para míudos e jovens de tenríssima idade mas...mais vale ABRIR MESMO ALAS PARA O NODDY!!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente aqui estou eu!
Bem posso começar por dizer que demorei algum tempo a repôr-me das gargalhadas que esta crítica me provocou. Posso assinar por baixo no que diz respeito a este filme, especialmente para quem (como nós) é amante daquilo que foi o auge do cinema de fantasia, este filme é sem dúvida um atentado ao meu "Top 10 Piores Filmes de Todos os Tempos". O melhor de tudo é que realmente era necessário que alguém explanasse o conteúdo deste filme com maior grau de interesse do que efectivamente o filme tem.Foste exímio! Bj e por favor continua..

Anónimo disse...

Ui!!! Então tu!!!! Cinéfila viciada que papa os cartazes todos!!!! Pois é...posso dizer-te que,durante o tempo que estive a ver isto, lembrei-me mtas vezes de ti e perguntei a mim mesmo "Será que a Lia já "viu" ISTO?", sabendo eu que és fã do Tolkien... vai aparecendo por aqui pois só enriqueces ...beijinhos