domingo, 25 de março de 2007

AND THE WINNER IS...

Pois é...a esta hora muitos interrogam-se: "Mas como será isto possível?" . A razão é muito simples. Acabei de assistir ao lançamento dos resultados finais de "Os Grandes Portugueses" e António de Oliveira Salazar venceu por uns expressivos 41% dos votos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Álvaro Cunhal e Aristides de Sousa Mendes .
Já muitas leituras se estarão a fazer acerca destes resultados. Na minha opinião, não se trata de um voto em Salazar mas sim um verdadeiro cartão amarelo a todos aqueles que, utilizando as palavras de Fernando Dacosta (presente no painel de comentadores do programa) "a todos aqueles que, após o 25 de Abril de 74, prometeram um país democrático, livre, fraterno e que, passados quase 33 anos, essa realidade transformou-se numa utopia que, aos olhos dos comuns portugueses, se desvaneceu".
Continuando a fazer minhas as palavras de Fernando Dacosta, " O que será pior: uma repressão ao pensamento livre, ou uma perda de dignidades sociais, como o desemprego, o constante aumento do custo de vida, a falta de esperança face a um capitalismo neo-liberal cada vez mais selvagem e corrupto?". Caros amigos "bloggistas": eu não sou Salazarista, aliás, Salazar "faz parte da minha profissão": tenho de o entender friamente, cientificamente e nunca me deixei, nas minhas aulas, guiar por parolos sentimentos anti ou pro causas. Ainda hoje se discute se Portugal viveu ou não um Fascismo, tal como a Itália dos anos 20, 30 e 40... Para os políticos, este é um manifesto, apesar da componente meramente televisiva, por alguma coisa... há aqui um segundo sentido que, volto a dizer, não será obrigatoriamente um desejo de regressar no tempo...Que as palavras de Fernando Dacosta vos façam pensar...

Sem comentários: