terça-feira, 11 de outubro de 2011

frank miller

Atenção a todos os fãs de Frank Miller!
Finalmente foi editada a tão aguardada nova graphic-novel do autor de 300, Sin City e The Dark Knight Returns. De seu título Holy Terror!
Frank Miller, um dos mais importantes nomes da BD americana nos últimos 25 anos, conta-nos a história de um novo personagem (The Fixer) que decreta uma jihad à Al Quaeda!!!
Ao jeito do célebre autor, esta obra reúne tudo aquilo que Miller sempre nos habituou... ação, drama, abnegação épica e burlesca carnificina.
Em termos artísticos, "Holy Terror" traz-nos de volta o contraste preto/branco austero que ajuda a definir o estilo de Miller, tão maravilhosmente característico em Sin City.

Mas esta também é uma obra que começa a suscitar algumas vozes críticas. Há quem refira que Miller revela, sem dó nem piedade, fortes traços de um certo anti-islamismo manifesto. Nos EUA, há quem o acuse de promover, com esta obra, um perigoso sentimento anti-Islão, podendo mesmo levar a que alarmantes ódios e traumas se reacendam.
Não sendo a primeira vez que a luta de um herói é travada contra figuras históricas reais conotadas com o Mal (ver Captain America #1, nos anos 30, que luta contra Hitler e o seu agente demoníaco, Caveira Vermelha), uma simplista abordagem de Holy Terror poderá levar a erradas interpretações e confusões acerca da relação Islão / Extremismo Islâmico.
Já em 300, os persas (antepassados históricos de muitas das atuais nações islâmicas) eram retratados como bárbaros e desumanos em contraste com os destemidos espartanos, representantes de um ocidente pleno de justiça, equilíbrio e tolerância...
Miller confessou que, de início, esta seria uma nova história de Batman mas que decidiu criar algo de novo. O "Cavaleiro das Trevas" deu lugar, nesta cruzada, a uma nova personagem, "The Fixer".

Polémico ou não, felicitemo-nos com esta obra e o regresso de Frank Miller.