quinta-feira, 4 de agosto de 2011

só neste país...

Como canta o Sérgio Godinho... só neste país!
A recente onda de pseudo-patriotismo bacoco e exacerbado, consequente das constantes descidas no rating de Portugal pela agência de notação Moody's, levou-me a um estado de incredulidade absurda!
Parece que o Sebastianismo e as Santinhas do Scolari continuam a dominar o nosso triste fado.
Os portugueses voltam a assumir-se como coitadinhos e Kalimeros desprezados por este mundo (e o outro), quando os mesmos portugueses são os grandes responsáveis pelo facto de, neste momento, o país não ter qualquer crédito no exterior, sendo apelidado como lixo pelas mesmas agências.
É um país onde ninguém se entende, onde as grandes (e necessárias) reformas tardam, não passando de buraquinhos tapados com cuspo, onde a justiça não existe (e não funciona), onde a corrupção (que todos criticam e reprovam) começa nas filas do metro quando alguém consegue, à revelia, passar à frente dos demais e extende-se a exames na Escola Superior de Estudos Judiciários onde "futuros magistrados", que deveriam representar o bastião da ética e da legalidade, são apanhados a copiar...
O "fadinho da desgraçadinha" de Portugal faz-me lembrar o aluno que nunca estudou, nem nunca se esforçou. 
Portava-se mal nas aulas, não participava, não trabalhava em casa. Zero. Vai a exame. Tem má nota e reprova. Sente-se frustrado e indignado. Questiona o professor. Atribui as culpas ao professor e torna-se o professor "persona non grata ad eternum".
O boato correrá e será o professor, não tarda, o culpado pela reprovação do mesmo aluno.

 Esta parábola é uma boa forma de tentar entender o que passará pela cabeça deste povinho. As agências de rating apenas avaliam. Se os seus critérios são duvidosos, isso já será outra conversa!
Mas como estamos no Verão, o que interessa é que neste país o "festival" continua, ...esgotado por malta "que anda à Rasca"...

Sem comentários: