domingo, 6 de março de 2011

conquistar o ouro na vida

Poucos sabem mas desde meados de Fevereiro que acumulo horário, leccionando numa outra escola em Lisboa.
A Escola dos Mestres é uma pequena escola que oferece à população a oportunidade de conclusão do ensino secundário através de unidades capitalizáveis. Por isso, tendo alunos das mais diversas origens e idades, as minhas aulas nessa escola são, maioritariamente, em horário pós-laboral.

Da imensa diversidade de alunos, um deles me chamou à atenção na passada quarta-feira.
Um rapaz, dos seus vinte e poucos anos, entra na sala e, de forma cordial, cumprimenta-me. O rapaz chamava-se Luis. Disse-me que tinha um problema grave (notório) de visão e, no caso de eu escrever alguma coisa no quadro, pediu-me para que ditasse o que havia escrito.
Ele trouxe um portátil e era exímio e rápido na forma como escrevia o que eu dizia, assim como revelador de uma profunda autonomia, ao reter apontamentos pessoais.

A aula correu bem. Tentei sempre certificar-me que o Luis tinha tudo o que era necessário e fundamental.
No fim, cumprimentou-me novamente e agradeceu a aula e o meu auxílio.
Saiu.

Na 6ª feira, quando entrava para dar uma aula, reparei numa fotocópia que sobressaía destacada no painel das informações. Nessa fotocópia, uma fotografia de um atleta, vestido com as cores nacionais, ilustrava uma notícia que dizia que o atleta Luis Gonçalves, de 23 anos e portador de uma grave deficiência visual, tinha conquistado o ouro na corrida de 400 metros nos mundiais de atletismo na  Nova Zelândia. 
Para além disso, o Luis é medalha de prata olímpica na mesma modalidade (Pequim, 2008).


Na realidade, tudo isto me deixou surpreendido mas, ao mesmo tempo, feliz por saber que o ser humano ainda tem um lado que consegue vencer tudo e todas as crises...
O Luis revelou-me o outro lado, com que eu não estava habituado a lidar. É um exemplo de vontade...
Parabéns, verdadeiro campeão! É um orgulho poder ajudá-lo a conseguir o ouro na vida...

Sem comentários: