quinta-feira, 6 de agosto de 2009

fundo do poço


De certeza que já ouviram, leram ou viram alguém nos media a falar de uma possível inversão na tendência negativa que assola actualmente a economia mundial.

Primeiro Obama, que falou de alguns sinais positivos na economia americana, agora Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, em Frankfurt, que manteve a taxa de juro na Zona Euro inalterada em um ponto percentual. Segundo este senhor, esta crise terá já batido no fundo, contrariando as impressões de há alguns meses atrás ,em que o nosso Teixeira dos Santos disse não ver ainda o fundo do poço. No início da semana, falou-se de uma possível crise energética a nível mundial, levando mesmo o barril de brent a atingir o preço mais alto deste ano. Nisto, Ferreira de Oliveira, administrador da Galp, avisou hoje que a erItálicoa do combustível barato terminou.

A Economia tem destas coisas: joga com variáveis tão peculiares como os bitaques que estes senhores dizem de vez em quando de forma a alertar os mercados e os consumidores. De vez em quando, há que pregar um cagaço ao mundo para abanar os mercados.

Se esta crise está realmente a abrandar, o que terá então o mundo decidido para que não voltemos a este passado recente?

Que medidas estarão previstas para evitar novos escândalos financeiros nos senhores da banca mundial?

Que alternativas estarão realmente a ser praticadas/testadas/implementadas para eventuais novas fontes de energia?

Que sensibilização efectiva é feita às pessoas, viciadas no crédito à habituação, para pensarem em aprender a gerir melhor os seus recursos e poupanças?

Se nos anos 30 o mundo teve de readaptar-se a uma nova realidade (o mercado não pode autoregular-se sem um mínimo de controlo), não acredito que as coisas vão mudar muito desta vez. Os tempos são outros e a preocupação social é nula. A mentalidade do lucro ,gera cada vez mais lucro, é já parte orgânica de um homem egoísta, selvagem dentro daquilo que chama um mundo civilizado.

1 comentário:

Miss Kin disse...

A mentalidade do lucro faz com que se ganhe tudo ou se perca tudo, e cá temos muito isso, não queremos um crescimento sustentado, que fidelize clientes, as pessoas querem ter o lucro todo de uma vez, mesmo que amanhã já ñ tenham...
Ou seja, amanhã é sempre uma incógnita! Isto de mudar mentalidades é muito complicado...