domingo, 12 de abril de 2009

24h após o grande momento!!!

Aqui ficam umas fotos ternurentas 24h após o Dia D...






A ver se não avario o computador, tal é quantidade de baba que me cai!!!
Bom...
Não foram tiradas pela Anne Guedes mas não estão nada mal!
Na 6ª feira passada, estava eu a arrumar o carro para ir tocar. Na última semana, a Alex fez dois CTG's e a conversa que a médica teve connosco levou a que nos começássemos a mentalizar para o grande momento. Mas, sem contracções nem demais indícios, lá continuávamos a ter uma vida normal: a Alex ia sair para casa dos meus pais para, no caso de alarme, ter apoio. Eu ia tocar a Oeiras.
A Alex estava a arrumar a mala no carro e, quando pega na gaiola do gato para a meter no carro...algo húmido se sucede!
Estava eu a fechar a porta de casa quando ela se vira para mim, com ar sarcástico, e diz: "João, rebentou o saco amoniótico!!!" (NOTA: Dada a área de trabalho da Alex, ela não gosta de utilizar os termos do common sense, como é o caso de "arrebentaram-se as águas!!", assim como eu, quando a conheci e soube que ela trabalhava em Radiologia, perguntei "Ahhhh, então tu é que tiras chapas!!").
O mundo parou ali.
Mas muito serenamente avisei quem tinha que avisar para alterar os meus compromissos e lá nos dirigimos para o Hospital S. Francisco Xavier no Restelo.
Segundo o que nos disseram nas aulas de preparação para o parto, uma mulher que chega à maternidade já com estes sintomas, é atendida de imediato.
Quase 3 horas depois a Alex é finalmente internada. Pensava que estaria para breve. Despedi-me dela e os médicos e enfermeiros disseram-me para ir descansar para casa e que voltasse amanhã (sábado, ontem) com calma. Ela não tinha grandes contracções e, pelos vistos, a coisa prolongar-se-á.
Era este o prognóstico!
Após uma noite praticamente em claro, lá fui para o hospital. Eram cerca das 10 da manhã. A ansiedade consumia-me. Os meus pais, os pais dela, amigos e demais familiares constantemente a perguntarem por novidades e a minha resposta não era muito mais que isto: tem contracções mas muito espaçadas, ainda está a dilatar devagar, já levou a epidural,etc, etc.
Estava com ela na sala de parto, onde ela passara todo este tempo.
Eram 17h da tarde de sábado.
A enfermeira entra no quarto para se actualizar das coisas. Mexe aqui, mexe ali, olha para as máquinas, para os gráficos, muda o soro, mexe mais ali e acolá. Senti que estava para breve. O gráfico do CTG mostrava contracções menos espaçadas e mais prolongadas. Nas mesmas aulas de preparação para o parto, aprendi que, a partir do momento que a mulher começa a ter contracções mais fortes e prolongadas com intervalos cada vez mais curtos, o parto está para breve.
Continuei a respirar com a Alex. Notava as dores que eram cada vez mais fortes e insuportáveis. Após três doses de epidural, já não poderia haver uma quarta. Disse-lhe assim: "Daqui a uma hora já cá o teremos!".
A enfermeira olhou-a nos olhos: "Olhe que ele adivinhou!".
Medo? Ansiedade? Alívio?
Imaginem tudo isto batido cá dentro de mim e, principalmente, dela...
Vejo a enfermeira a abrir gavetas... a tirar tesouras, alicates, bistouris e demais alfaias cirúrgicas. Compressas, panos, lençóis. Entram mais três enfermeiros. Mais duas médicas.
Lights...
Camera... Action!!!
Estive sempre ali com ela. Não hesitei uma vez, tendo mesmo sido advertido por uma das enfermeiras para não ser tão curioso em alguns momentos!
Respirava com a Alex, apoiava-a nas costas, fazia força com ela...sentia a mesma dor com ela e ambos puxávamos para que o Diogo viesse cá para fora!!!!!!!!
Meus amigos: a minha admiração pelas mulheres. Nós, homens, vamos à guerra, construimos casas e catedrais e temos na força física um fetiche secular.
Depois daquilo que eu vi e senti na Alex... o que é ter força, atitude e sacrifício?!?!?!?
18.23
Ouço: "Já cá está!!!!!"
Vejo-o pela primeira vez em carne e osso. As lágrimas inundaram os meus olhos. A Alex fechou os olhos de cansaço, dor e voltou a abri-los com alegria! O Diogo estava cá fora. Chorou, esperneou e largou um valente cocó!!!
Parecia magia! E era!!!
Depois veio a fase das SMS e telefonemas!!! Amigos e parentes lá fora à espera, ansiosos!
O Diogo já cá está!
ESTAMOS MUITO FELIZES E ORGULHOSOS!!!!!!!!!!!!!

12 comentários:

SRC disse...

muitos parabens, outra vez!
há quase 1 ano estava eu a passar por isto... sei tão bem o que estão a sentir!
e mais uma vez te digo, aproveita todos os minutinhos! o tempo passa a voar!
ahhh e o diogo é lindo!
tudo de bom p voces
bjs

Sandrinha disse...

Agora foram os meus olhos que se encheram de lágrimas... Que lindo que é o Diogo!

Parabéns a ti pai João por te aguentares cheio de força ao pé da Mãe Alexandra e a ela... nada que eu já não soubesse, Mulher de garra! Grande Alexandra!

Felicidades aos 3!

@-,--

Alice Machado disse...

Meu Deus... estou pasma!!! Que puto LINDO. E sei que, com os pais que tem, a beleza não vai ser só exterior! Agora começa a luta!! Sempre que precisarem de uma babysitter... just call me.
Beijos grandes

Anónimo disse...

OOOOOOHHHHHHHHH O DIOGO É AMOROSO!!!!!É DO MAI LINDO =)
Mais uma vez PARABENS!

Marta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marta disse...

Que coisa mais linda!!!! Parabéns aos papás!!!! Muita saúde e felicidade para o Diogo! Beijos grandes!

Unknown disse...

PARABÉNS seu, seu... PAPÁ!!
Coisa mai linda, o moço! Já o imagino de 'piruca' no totiço, a cantar o umbadá!!
Um abração

Miss Kin disse...

Parabéns!!!!! Um grande bem haja para o Diogo "Albertino", por ter nacccido forte e sódável!

Beijito para ti e pra Alexandra

Viagens Lacoste disse...

Muitos parabéns aos papás.
1 grande abraço

Hugo

Anónimo disse...

Obrigado João por partilhares a tua história. Se não soubesse que era verdade iria dizer que és um grande escritor de novelas. Chorei babo e ranho a ler emocionada as tuas palavras! (Não que isso não seja normal em mim choro por tudo e por nada).
Mas fico muito feliz que tenha corrido tudo lindamente. Beijão gande para os papás e muita sorte para o rebento! Como costumo dizer: "Bem vindo ao mundo, que sejas muito forte e feliz"
Bj ;))))! Natércia Lopes (Fã dos 2U e dos Carapaus)

José Marau disse...

Em meu nome, da Tv Marau e de toda a sua vasta audiência, MUITOS PARABENS caro amigo!!
Aqueles dedos não enganam.. sai mesmo ao Pai!!
;)
Forte abraço caro amigo!

lubalécio disse...

Deixa-me dizer-te, Toni... AGORA SIM, NASCEU O NINJA TOTAAAAAALLLLL!!!!! :)

Parabéns, Toni!!!