sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

excelente notícia!!!!!!

É uma das melhores graphic-novels que eu alguma vez li. Se não mesmo a melhor...

Falo pois de "The League of extraordinary gentleman", as deslumbrantes aventuras arquitectadas pela mestria de Alan Moore (argumento) e Kevin O'Neill (desenho) que põem em acção uma esotérica aliança contra-o-Mal composta por várias personagens da literatura gótica vitoriana do século XIX, como por exemplo: Whilemina Murray (Drácula), Alan Quattermain (As minas de Salomão),  Capitão Nemo (20.000 léguas submarinas) ou então o arqui-rival de Sherlock Holmes, o Professor James Moriarty.
Plena de originalidade e requinte britânico, os (até agora) dois volumes da Liga vão muito mais além da simples história clássica de bons e maus da fita. Como é típico nos argumentos de Alan Moore, várias são as questões que se levantam em relação à própria condição humana na premissa do Bem ou do Mal: questões ligadas à ética, à moral, determinismos e acasos vários! Tudo isto com o sarcasmo próprio do autor em que este lida de forma sublime com a sexualidade e religião, paranóias várias e imposições da própria sociedade. Genial é para mim o momento, no primeiro volume, em que Rodney Skinner (mais conhecido por Homem-Invisível) entra num colégio feminino, fazendo acreditar às madres directoras que um novo milagre da Imaculada Conceição ocorrera...
É por isso mesmo brilhante em todos os aspectos: desde o texto aos próprios desenhos e cor!

Tudo isto pois hoje fui surpreendido com a feliz notícia de que em Abril o terceiro volume da Liga irá ser editado (pelo menos nos EUA e UK, para já). Composto por três tomos, The League of extraordinary gentlemen- Century contemplará as aventuras da Liga dez anos após a frustrada invasão da Terra por marcianos relatada no segundo volume, ou seja, em 1910. 
O segundo tomo irá até 1968 e terminará (terceiro tomo) na Londres de 2008. Até finais de 2010 os três tomos serão editados um por um...
É uma obra de culto com a qual apenas há cerca de um ano tomei contacto (apesar da muito infeliz versão cinematográfica de 2003 que aconselho a quem tiver problemas de prisão de ventre).


Sem comentários: