quinta-feira, 21 de agosto de 2008

fisher & sons


Finalmente lá acabei de ver a primeira série de Six Feet Under. Sob recomendação do meu amigo Carlão e sua esposa, durante cerca de um mês papei, de forma pecaminosa e gulosa, cada um dos episódios que completam uma das séries televisivas mais polémicas dos últimos tempos. Certificando-me, em primeiro lugar, de que não seria mais um CSI Anywhere Else ou mais uma daquelas séries de fêmeas mal nutridas em busca de afirmação sexista, lá mergulhei dentro desta fabulosa soap opera americana!

Sendo produção HBO (Rome, Band of Brothers,etc), a qualidade era, a priori, quase garantida.

Six Feet Under (em português, Sete Palmos de Terra) conta a história da sobrevivência de uma agência funerária de fundos familiares num mercado em que os lobbies, cada vez mais, controlam os esquemas de um negócio ao qual sempre irá haver procura e clientela! De contornos bizarros e repleta de humor negro e macabro, a série ainda aprofunda as várias contradições da sociedade americana: a questão da homossexualidade e o seu impacto numa sociedade dividida entre conservadorismo e radicalismo exacerbados; vivências e contornos da religião; infidelidade e sexo e tramas psicológicas e familiares q.b!

Agora imaginem tudo isto misturado de forma apetitosa, sendo cada episódio uma intrigante caixinha de Pandora! Como fio condutor, temos a questão da morte e da vida! Medos, anseios, desejos...ou seja...arrebatador! Sem papas na língua, Six Feet Under espelha o nosso consciente colectivo, pessoal e demarca domínios do sub e do inconsciente humano...de forma deliciosa em que damos por nós a dizer cá para os botões: “Fodasse! É mesmo isto...”

Munida de um elenco fantástico em que cada actor dá realmente vida a cada uma das personagens, apresentando-se, cada uma, como um arquétipo social, Six Feet Under é sublime! Não é uma série fácil: confesso que, ao começar a ver os primeiros episódios, senti-me, por vezes, incomodado e tive de abrir um pouco mais a minha cabeça para a forma desbocada com que o enredo se desenvolvia! Mas lá acabei.

Quero ver as restantes 4 séries pois fiquei rendido! Alguém me arranja? ;)

2 comentários:

Su disse...

LOLOLOL!!! Mais vale tarde que nunca...digo-te isto porque essa é a minha série. As histórias que acompanhei durante os últimos 7 anos da minha vida (na grande maioria, na companhia da Peixe, nos nossos serões semainais lisboetas!). Estou ainda a ganhar coragem para dizer o que essa série representou para mim! Mas fico muito feliz de saber que posso partilhar mais este "segredo/pérola" contigo! Bjs e até amanhã
P.S - e seu te disser que te arranjo as outras temporadas???;)

JPD disse...

ora aí está uma bela prenda de aniversário!!!!!!! :))))
quero!quero!quero!!!!!!