quinta-feira, 24 de abril de 2008

desacordo ortográfico

Após cedermos (dispensarmos) toda a nossa indústria, agricultura, moeda e assistirmos ao crescente vazio cultural e desaparecimento da nossa (só nossa!!!) cultura em detrimento de uma imposição de matrizes culturais iogurteiras e desenraizadas, eis que chegamos ao que apenas faltava para que este país, em 34 anos, perdesse toda a sua razão de existência: o desaparecimento da Língua Portuguesa de Portugal!

Atendendo ao título deste blog e também ao dia que se celebra amanhã, era impossível não prestar atenção a este tema polémico que, desde que me lembro de ser gente, tanto se discute embora, como é óbvio, ninguém sabe, de modo oficial, do que consiste.
O Acordo Ortográfico é um dos pilares da relação de Portugal com os demais países lusófonos; discussão levantada logo após o complicado processo de descolonização e na senda da transformação da imagem de Portugal perante as suas ex-colónias (Brasil, inclusive) e a tão desejada Europa (na altura, dos Nove).
Hoje em dia falamos de Globalização, mundo e sociedade sem fronteiras (apesar dos perigos daí decorrentes) e o tipo de democracia que nos é imposto rejeita qualquer permanência ou foco de matriz cultural nacional: aliás, a meu ver, falar-se de coisas nacionais é sinónimo de fascismo; nacionalismo é conotação imediata de autoritarismo e preconceito!!! São estas as ideias que se ensinam nos livros da escola!

Eu não sei como é que a Inglaterra e os EUA, apesar das guerras disputadas durante o final do século XVIII e inícios do XIX, sempre se conseguiram entender, apesar das diferenças linguísticas no Inglês dos dois países?
Venceram duas guerras mundiais e, se calhar, preveniram outra! Sempre se entenderam apesar de se dizer taxi em Nova Iorque e cab em Londres!
Vejam lá como nunca houve confusões linguísticas quando se uniram para invadir o Iraque!!!
Também é verdade que tinham o nosso Durãozinho para o que desse e viesse no caso de alguma incompreensão em relação a uma expressão ou palavra utilizada no processo de invasão…
Eu nem sei como é que a Holanda, sendo o único país a falar o Neerlandês, não foi agregada à Germanofonia ou Anglofonia…mas nunca deixaram de se impor no mundo, apesar de falarem de uma forma como mais ninguém fala…
A Bélgica não deveria escoher: língua francesa ou flamenga? Em Espanha...Catalunha e Castela e País Basco e a Galiza?
Nunca nós deixámos de ver telenovelas brasileiras nem de contactar com a cultura brasileira ou africana por razões linguísticas!
Perante isto, levanto-me completamente contra este Acordo Ortográfico: uma língua nacional (perdoem-me o termo fascizante) é parte do nosso país e não é política nem números. É nossa cultura, é a nossa forma de ser e de estar…é o que mais nos caracteriza e identifica!!!
Para confusões, já nos bastam os pontapés na gramática que todos os dias lemos e ouvimos!!!
Como professor, repudio, sem cedências, a imposição deste Acordo Ortográfico!!!
Que me reprovem na avaliação, que me apontem o dedo mas hei-de continuar a ACENTUAR a depuração e preservação deste nosso ÚNICO património!!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado!!!! Concordo totalmente consigo, senhor professor. Continuarei a escrever como mandam as "velhas" tradições e não compactuarei com tais modificações.
Abaixo o acordo ortográfico! Será que não há nada que se possa fazer para voltarem atrás com isto???!!!
Beijocas e saudades. Lia

JPD disse...

É assim: há já muito tempo que andam a debater este "acordo(?)"...desde que eu comecei a aprender o B A BÁ, ouço falar deste acordo...
Diz que é para entrar em vigor daqui a seis anos (segundo recentíssimas informações na hora que estou a ter aqui de uma colega minha de Português)...mas é como te digo: desaprovo. Considero que uma língua é um processo em dinâmica e que só enriquece com a agregação de vocabulário. Agora impor e tornar isto um factor de interesses políticos...não isso não!!!!!!!!!
Beijinhos também com saudades!!!

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта jpd-kulturkampf.blogspot.com