quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O POST DE HOJE QUE JÁ DEVIA TER SIDO ONTEM

Apesar de publicado agora, este post já tem muito tempo...
O atraso deve-se simplesmente ao facto de, nestas coisas, ser necessário fazer uma análise, para além da quantitativa, qualitativa.
Quando falamos de modos de ser, de viver, de ideais e posturas na sociedade, é difícil quantificar mas qualificar, mesmo não sendo ninguém, torna-se mais sensato.
Falo aqui de uma coisa que, não sendo nada de especial, tem para mim muito de especial: a educação das pessoas e a correcta convivência em sociedade.
Das coisas que mais me tiram do sério é uma coisa tão simples como esta: ir comer a um centro comercial e andar, feito zombie, com um tabuleiro à procura de uma mesa para me sentar enquanto 50% das mesas estão ocupadas por pessoas que não consomem ou então já consumiram.
Tudo bem...
Passemos então ao bom senso que, nestas situações, raramente impera:

Esses mesmos 50% reparam que há pessoas que, tais como eles, gostam de tomar a refeição sentados...naturalmente!!! E essas pessoas ainda não notaram que, como boa atitude de cidadania e respeito pelos outros, estão a impossibilitar os outros de fazerem uma coisa que também gostam de fazer...
Pior ainda, é o facto de um pequeno gesto equivaler a muito: as pessoas acabam a sua refeição e deixam o tabuleiro e o lixo todo em cima das mesas, para além dos molhos de mostarda, maionese e etc que ficam "colados" à mesa...não custa nada limpar a sujidade e lembrarmo-nos que outros irão sentar-se naquele mesmo lugar...

Este acto de puro egoísmo reflecte a cultura desta naçãozeca...virada para si só...a típica TOUMACAGARPOSOUTROSLOGIA !!!!

Mais:

De certeza que já notaram que, ao escolhermos circular na auto-estrada (a.e), temos de pagar essa circulação. Não é que a auto-estrada (a.e) seja um meio mais agradável de conduzir, com bonitas paisagens, etc.
Não. Havendo outros caminhos alternativos, quando temos de chegar ao nosso destino mais rapidamente, normalmente a opção (a.e) é a mais recorrente: caminho mais directo, mais rápido, etc...
E sabemos que, pelo menos em Portugal, as a.e, como opção e pelo que oferecem, são pagas...
E quando chegamos, a título de exemplo, ao troço de cerca de 60 km entre Vila Franca de Xira e Abrantes (A1)?
Aí, devido às incessantes e intermináveis obras de reconversão do pavimento, em que apenas uma só faixa de rodagem funciona...em que temos de circular a 60 km/h...pensamos depois: "Mas para andar assim, mais valia ter ido pela estrada nacional"... e lá chegaremos à portagem e pagaremos o imposto da mesma maneira como se a a.e estivesse nas condições que se exigem de uma via optativa...

Sem comentários: