quinta-feira, 19 de julho de 2007

UNIÃO IBÉRICA

Em jeito de adenda ao meu post , cá está esta tomada de posição por parte do nosso único "Nobel" ainda vivo...
SARAMAGO, TOU CONTIGO!!!!!!!!!

7 comentários:

Rui Rebelo disse...

apesar de utopia seria provávelmente a melhor opção.
Mas penso que o que se vai passar será apenas uma "anexação" a nível económico onde a Espanha ganha muito e Portugal pouco

José Marau disse...

Peço desculpa caro amigo, mas discordo totalmente!!
Tenho orgulho em ser Português!!
Temos é que lutar todos por um país melhor e o resto é conversa!

Anónimo disse...

Com todo o respeito,acho que união ibérica só dá pa nome de "standar" de automóveis!

Não concordo.mesmo com todas as boas e manifestaveis vicissitudes que teria essa eventual união.

somos uma nação.mesmo que uma união não pressuponha uma aglutinação total,pressupõe a médio/longo prazo,uma "vassalagem" inaceitavel.

por defeito dos nossos;por aproveitamento dos outros.

prefiro ser mais pequenino,mesmo que isso acarrete 50 anos de atraso.

realidade historica é isso mesmo;realidade!ciclica!

grande abraço

Ricky do bet

JPD disse...

Marau: eu tb tenho muito orgulho neste país...por muitas razões!!!
Tb concordo que um país melhor só o poderá ser a partir do momento em que cada um de nós tiver consciência de um papel, não só no seu interesse, mas também no interesse da comunidade... e é isso pelo qual eu me bato...agora eu ESTOU FARTO de ligar a TV, a Rádio, os jornais e NET e ver que todos os sacrifícios e descontos que fazemos são para nada!!!!Eu não me importo de pagar impostos mas tenho de ver resultados de forma transparente...estou igualmente farto desta política portuguesa que, desde o século XX, se tornou um bando de papagaios repetitivos e cada vez mais longe das pessoas...projectos megalómanos, falta de proximidade com as pesoas, falta de dedicação a questões mais peermentes da sociedade...olha para o lado e vê as diferenças...achas que um castelhano é a mesma coisa que um catalão ou andaluz ou galego??? mantêm as suas tradições...Espanha é uma manta de retalhos e porque não, se estes políticos portugueses são uns falhados corruptos, uma gestão espanhola??É que cansa...MAS GOSTO DE SER PORTUGUÊS!!!!

JPD disse...

Ricky: a questão da soberania é sem dúvida fundamental...mas achas que essa soberania funciona???O pior é que o atraso de 50 anos que falas talvez já obedeça a um desvio padrão mais acentuado...para um país que se diz europeu...obviamente eu sei que essa União, em pleno século XXI é impossível!!! Mas concordo que o nosso governo fosse entregue, como o Saramago diz, a uma espécie de colegial ou politburo misto...pois as diferenças são muitas..é grave...Eu tenho consci~encia de que somos uma nação e gosto muito de o ser...há muitas e tantas coisas que, ao distinguir-nos dos espanhóis, concedem-nos essa legitimidade de sermos uma nação...mas há outras que me fazem ficar triste e decepcionado ...mas o problema não é só político (estoua desenvolver uma reflexão sobre isto)

JPD disse...

Rebelo: obviamente que para mim isto também é utópico mas acho que temos de olhar para o lado e tentar ver o que errámos e o que podemos mudar...obrigado pela tua participação!!! :)

José Marau disse...

Caro amigo compreendo essa tua insatisfação, pois também eu não gosto de pagar uma porrada de tributação e impostos petrolíferos em prol de uma suposta contenção do défice e depois assistir, como dizes e bem, nos meios de comunicação aos inúmeros casos de desvios de verbas e corrupção variada; mas custa-me imenso esta ideia de que serem terceiros a arrumar a nossa casa! Apenas isso! Tem que haver outra solução!