segunda-feira, 14 de maio de 2007

TOU VELHO!!!

FINALMENTE UM POST!!!!! Peço desculpa mas ando com tanto trabalho que o computador para mim torna-se aquele monstro que eu tento evitar quando posso!!!!!

Sexta-feira à noite...
Concerto de 2U no Wall Street em Oeiras.
Após o soundcheck e o jantar, fui até ao Passeio Marítimo de Algés assistir a uma actuação da banda do Espírito Santo (baixista dos 2U), os OIOAI, integrada na Semana Académica de Lisboa.
O cartaz era muito apelativo: 22h OIOAI, 23h Tara Perdida (sim essa mesma banda do ex-vocalista-dos-Censurados-punk-betinho-João Ribas-com muuuuuuitos quilos a menos) e para acabar os dinossauros do Rock Português (além dos UHF) os Xutos & Pontapés.
Cheguei ao recinto, com a respectiva credencial que me garantia tratamento VIP e apreciar as actuações no palco, se me apetecesse) por volta das 21h.
Durante a hora que antecedeu o espectáculo dos OIOAI, tive o prazer de conhecer os demais elementos da banda do meu amigo/colega Nuno Espírito Santo: o vocalista (cujo nome não recordo mas penso ser Pedro...) faz juz autêntico ao lugar de destaque que tem na banda: boa figura, irreverente e extremamente filosófico e introspectivo...o baterista (que é filho do Kalú, baterista dos Xutos) é, talvez, o mais metódico da banda...não haja dúvida que é ele que, em cima ou fora do palco, ele comanda o ritmo dos outros elementos e de tudo o que está á volta da banda.
Por fim, mesmo que não o quisesse, conheci (em boa hora) o guitarrista dos OIOAI: um sujeito que está fora da órbitra celeste,10.000 anos depois para além de Marte e Vénus, como dizia o Zé Cid...um chamado granda maluco, nunca está parado e, sem dar muita atenção ao que o rodeia, tudo para ele está no seu campo de visão e acção...

Gostei, especialmente de, mesmo à parte da banda, sentir aquele ambiente do nervoso míudinho que toma conta de um gajo quando, a cerca de dez minutos de entrar em palco, se ganha consciência que, de forma irreversível, temos de ir ali para cima, à vista de alguns milhares que pouco ou nada conhecem do que fazemos e, tentar conquistá-los...sentir que a Hora H chegou e que, ali em cima, no palco, estamos por nossa conta e que, no pouco tempo que temos, quase de favor, temos de dar o concerto das nossas vidas!!!!

E realmente, estes rapazes são muito bons ao vivo...boas canções...um rock directo aliado de uma lírica de traços simples e histórias que, a cada palavra que o vocalista solta, se sente veracidade expressiva: autenticamente cantigas de bater o côro, que me fizeram sorrir pois identificamo-nos com a simplicidade das mesmas histórias...
Musicalmente, os OIOAI mostram o que uma boa banda de rock deve mostrar logo na base: guitarras mais guitarras e uma secção rítmica fortíssima!!!! Bons e agradáveis momentos de fúria e de exorcismo da frustração da vida real, conciliados com baladas e ambientes mais country, à boa maneira de um Johnny Cash, Neil Young ou mesmo um Jorge Palma!!!!

Foram 45 minutos que valeram por muito: os OIOAI, cujo cd eu comprei (confesso, a princípio, por caridade- confesso, Espírito) tornaram-se agora uma certeza e, em boa hora, consegui ir vê-los actuar, logo num palco daqueles...

MOMENTO DE CHOQUE NA NOITE: percebi o quão velho eu estou dado, na minha periferia e raio de 500m, ver tanta malta que , se calhar, ainda nem foi dar o nome à tropa... e o prazer que eles têm em dançar, tal e qual como na minha altura, de forma selvática aos pontapés e empurrões!!!!! Mas foi bom...Inspirador!!!!!



Este é o vídeo do primeiro single (detesto a manobra comercial de dar uma banda a conhecer por uma música e não pelo todo) dos OIOAI!!!!!! SUSHI BABY!!!!
Se calhar é o tema mais conhecido mas aconselho a descobrir o resto do àlbum de estreia da banda e, a cereja no topo do bolo, vê-los ao vivo!!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Adoro o tema "Demasiado Bonita", especialmente a parte em que ele diz: "eu faço a minha arte e tu fazes a tua,fazemos as nossas artes e tiro o cabelo da frente dos teus olhos...eu faço a minha arte e tu fazes a tua..." deve ser da voz dele ou da maneira como diz aquilo, nao sei... gosto! Gosto muito!!! Tenho o cd e tou fã dos Oioai! Mas não fiques com "ciúmes", lol, nunca deixarei de gostar dos Carapaus! Desses sim sou FÃ!!!

Anónimo disse...

:) acho bem... se puderes vai vê-los ao vivo...vale a pena!!!!!!!beijinhos

Morning_Theft disse...

Também estou a gostar destes bacaninhos... força Espírito!

Morning_Theft disse...
Este comentário foi removido pelo autor.