Comemora-se hoje o 80º aniversário da, talvez, mais célebre personagem da BD europeia: TINTIM.
O (sempre jovem) repórter fez-me despertar, ainda muito pequenino, para o prazer da leitura de BD/comics.
Polémico e com sentido filantrópico, Tintim explorou todos os cantinhos deste planeta, dos fundos dos mares até à Lua; experimentou, conheceu e alertou para problemas universais como o racismo, a falta de democracia, a miséria e a ganância...
Hergé publicou, a 10 de Janeiro do fatídico ano de 1929, o seu primeiro álbum: Tintim no País dos Sovietes, talvez dos últimos álbuns publicados em Portugal. Neste fenomenal clássico, Hergé (de seu nome à paisana Georges Remis) leva Tintim até à Rússia Soviética, recém enquadrada no regime estalinista. E aí Tintim desmascara os abusos de um regime soviético ainda recente mas que tendia a passar para o mundo uma imagem de Paraíso da Igualdade e Fraternidade! Embora duvidoso quanto às fontes e simpatias do autor, que serviriam para a feitura deste livro, Hergé não se livrou de acusações quanto à sua ligação ideológica à direita mais conservadora ,dadas as menções menos simpáticas presentes nesta obra.
Há 80 anos, o mundo ocidental agudizava as tensões ideológicas: Adollf Hitler fortalecia o seu Partido Nacional Socialista, enquanto que, mais a leste, José Estaline "limpava" o seio do politburo soviético de "eventuais" personas non gratae...na América, adivinhava-se uma grave crise financeira...mas ninguém sabia qual a real dimensão de mais uma falha do capitalismo.
Mas o tempo veio a provar que o objectivo essencial de Hergé não seria propagandística ideológica mas sim tornar Tintim como um ícone de bom senso e humanidade!
Através das suas aventuras, Tintim mostra um enorme respeito por gente de todos os credos e raças...vai à Lua muito antes de 1969...é conhecedor, curioso e acima de tudo um exemplo para gerações...
Por isso, espero que o meu filho o leia (pois cá em casa tem toda a colecção ao seu dispor)... PARABÉNS TINTIM!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário