segunda-feira, 1 de setembro de 2008

marcha contra a porcariedade

Parece que temos novamente a guerra de audiências a aquecer nos três canais portugueses!
A polémica surge a partir do momento em que o canal público adquiriu os direitos de transmissão de jogos de futebol na época que agora principiou. A TVI (detentora dos mesmos direitos nas últimas épocas) fez ressurgir o estigma do dinheiro público mal gerido e, tal qual a criança que inveja a outra por esta comer o gelado, alertou a nação para a eventualidade de gastos de verbas dos contribuintes de forma desmedida. Como apreciador de futebol, agradeço pois a RTP continua a ter, a meu ver, o melhor serviço de informação (desportiva inclusive) e, apesar do aparente desaparecimento do Mestre  Gabriel Alves do futebol televisivo, continua a ser o canal com melhor performance e cobertura do desporto-rei.
Obviamente que a suspeição que a Pimba TV (vulgo, TVI) levantou, teve  seu aproveitamento político: a oposição (se é que ela existe) insurgiu-se instantaneamente a pedir justificações ao Governo e à Administração do canal do Estado!  
Mas na última semana fiquei horrorizado com o Jornal da Noite da SIC quando, em horário nobre, começa a emissão com uma entrevista ao Cristiano Ronaldo. Plena de operação de marketing agressivo, os senhores redactores do canal privado da Estrada da Outurela entram a matar ao anunciar a grande notícia do dia: o jogador português estará em grande entrevista exclusiva a responder às perguntas dos jornalistas para a SIC. Realmente, os estudos de mercado servem para isto: ver realmente os gostos do público-target e absorver a atenção destes para o produto! A entrevista lá foi colocada no ar.
Fiquei em suspenso...
"O que é que o puto-maravilha tem de tão importante para dizer ao país?", pensei eu...
Ok. O menino aleijou-se e anda muito triste pois já não joga a bola há dois meses. Mas em Setembro estará a treinar de novo! 
"Uau!", continuei a pensar, "Já vou dormir mais descansado! O Ronaldo vai voltar a jogar em Setembro!". Resumida a este tema da tristeza de não jogar, a introdução à entrevista resumiu os últimos tempos da vida do madeirense: da tão propalada transferência frustrada do moço para o Real Madrid, aos namoros do astro!
Muito interessante! Ao nível dos interesses deste povo lusitano...

Nessa mesma noite, a SIC estreia essa grande obra de ficção cultural que dá pelo nome de Rebelde Way! A concorrência aos Morangos com Açúcar chega assim, finalmente (estava a ver que não) ao canal 3 da TV em sinal aberto! Um programa construtivo, interessante, didáctico e original! Parabéns, SIC! Sem dúvida, um canal irreverente!


Por fim, como tudo nem é mau, venho falar da RTP2: o tal canal que toda a gente diz gostar mas que ninguém vê! Um canal que prima pela excelência: desde as séries, documentários, programas de informação rigorosos, etc...etc..etc! Um canal verdadeiramente independente!
Felizmente, no meio de tanta porcaria, lá podemos encontrar algo de interessante! Basta reparar na grelha de programação!


Sem comentários: